Começou a temporada da bergamota. E a boa notícia é que essa fruta, queridinha dos gaúchos, além de ser saborosa e ter preço amigo, ainda traz uma série de benefícios para a saúde. A vitamina C, tão desejada nessa época do ano, é apenas um deles. Confira algumas das vantagens que o consumo de bergamota oferece, corra no mercado – ou ao pé, se você tem essa sorte – e espere o primeiro sol aparecer para “largatear”.
Assim como a bergamota tem muitos nomes – dependendo do estado ela também é chamada de mexerica ou tangerina – ela também tem vários tipos, como a cravo, a polkan ou a nossa bergamota montenegrina.
Cada tipo tem a suas características nutricionais, porém, todas são fontes de vitaminas A, B e C, como também ocorrem com outras frutas cítricas.
A bergamota é um fruto que pode ser
totalmente aproveitado.
Com a casca é possível fazer doces e geléias. Já as folhas possibilitam a produção de chás. Cada bergamota, em aproximadamente 100 gramas, tem menos de 50 calorias.
A bergamota também é fonte de sais minerais como Cálcio, Potássio, Sódio, Fósforo e Ferro. A combinação desses nutrientes com a vitamina C é importante para o desenvolvimento saudável de dentes e ossos.
É aconselhável que se ingira a bergamota com bagaço.
Isso ajuda a melhorar o funcionamento dos intestinos.
A vitamina A é aliada para a saúde ocular e da pele.
Já as vitaminas do complexo B são responsáveis pelo apetite, além de auxiliar no crescimento e fortificação dos nervos.
Na hora de escolher os frutos, atenção: as tangerinas de melhor qualidade apresentam sempre cores vivas e brilhantes.
Ela pode ser conservada na geladeira por até três semanas sem perder seu valor nutritivo.