Lasier pede à União R$ 5 milhões para combater cheias do Rio Caí

Reivindicação das comunidades foi levada ao ministro Antonio Imbassahy

Em audiência com o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, o senador Lasier Martins (PSD) solicitou liberação de R$ 5 milhões para iniciar o projeto de macro-dragagem para solucionar o problema das cheias do Rio Caí. O parlamentar gaúcho também levou documento assinado pelo governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, referendando a urgência diante do impacto das fortes chuvas no estado.

O ministro garantiu que irá buscar uma solução e se empenhará para liberar os recursos. O pedido foi levado à Secretaria de Governo após recomendação do ministro das Cidades, Bruno Araújo, em reunião no último mês, da qual participaram o senador gaúcho, o vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli, e lideranças política do Vale do Caí. “Se o ministro Imbassahy liberar a verba, mandarei empenhar o recurso rapidamente para o Estado”, disse Araújo na ocasião.

A ideia das lideranças locais é utilizar o recurso para colocar em funcionamento as possibilidades apontadas pelo estudo de alternativas para minimização do efeito das enchentes do Rio Caí, feito pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). O documento aponta, entre as possibilidades para reduzir os efeitos das enchentes, a construção de barreiras, diques e canal corta-rio. O estudo apresenta uma hierarquização das alternativas, levando em conta a viabilidade financeira, técnica, social e ambiental.

Últimas Notícias

Destaques