Zeladoria e videomonitoramento vão aumentar a segurança nas escolas

Prefeitura avalia possibilidade de aquisição de mais câmeras para o videomonitoramento

A preocupação com a segurança nas escolas continua sendo um tema recorrente. No mês passado, o assunto foi muito debatido, principalmente após o ataque com mortes de quatro crianças em Blumenau (SC) e as ameaças postadas em redes sociais, que chegaram a ocasionar apreensão de adolescente e várias medidas de segurança nos estabelecimentos de ensino. Ainda em abril, no dia 24 uma escola de Pareci Velho, em Capela de Santana, teve parte de suas dependências destruídas em incêndio que a Polícia apurou ter sido provocado por duas alunas adolescentes.

A situação ficou mais calma agora no mês de maio, mas a questão da segurança nos colégios segue em pauta. Inclusive foi realizada uma reunião na última quinta-feira, 11, na Câmara de Vereadores, com a participação de representantes das forças de segurança, Secretaria Municipal da Educação (SMEC), Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (SMGEP), Diretoria de Trânsito e do Conselho Tutelar, que debateram ações efetivas para melhorar a segurança nas escolas de Montenegro. E a preocupação não é só com as instituições administradas pelo município, mas também com os outros educandários.

O encontro foi proposto pelo vereador Talis Ferreira (PP), que verificou ter sido possível constatar algumas evoluções. Patrícia Franz, representante da SMEC, anunciou o projeto de zeladoria e instalação de videomonitoramento nas escolas. Não foram passados mais detalhes pela Prefeitura, que informou apenas que está se verificando os custos para avaliar a viabilidade da instalação. A SMEC ainda está buscando informações para montar uma proposta para a contratação da zeladoria e como deverá funcionar. E o mesmo levantamento está ocorrendo para a aquisição de mais câmeras para o videomonitoramento.

Além disso, o tenente Daniel Augusto de Souza, do 5º BPM, falou sobre as ações de prevenção de risco que estão em andamento por parte da Brigada Militar, ressaltando que foi formada uma comissão para visita às instituições de ensino. A proposta visa colher dados com o objetivo de produzir um relatório detalhado sobre os pontos falhos na segurança e também propostas de melhorias nos procedimentos dentro dos colégios, para evitar e proteger a todos de possíveis ataques. Foram ainda ampliadas as patrulhas, com a presença de mais PMs e guardas municipais junto das escolas. Ainda foi ressaltada a necessidade de maior participação dos pais, acompanhando e orientando os filhos.

Últimas Notícias

Destaques