Indícios apontam que grupo arquitetava roubar, contudo não houve flagrante
O 5º Batalhão de Polícia Militar, em patrulhamento na zona rural de Montenegro, capturou três homens e uma mulher, todos com diversos antecedentes criminais, na noite dessa segunda-feira, dia 30. Um deles, inclusive, já cumpriu pena no Presídio Central de Porto Alegre e outro, de 18 anos, era foragido da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase). Há indícios de que estivessem tramando um roubo na região.
A guarnição policial composta pelos soldados Richer e Israel, com apoio dos soldados Moreira e Finkler, todos do Pelotão de Operações Especiais (POE), desconfiou de uma caminhonete branca com placas de São Paulo, após denúncia feita pelo telefone 190 de que estariam monitorando residências. Ao perceber a chegada da Brigada, o veículo tentou fugir, mas acabou interceptado na Estrada Boa Vista, na localidade de Passo da Serra.
Os PMs fizeram, sem sucesso, buscas nos matagais atrás de duas armas que os suspeitos teriam dispensado ao ver a polícia. Os policiais encontraram duas toucas ninjas no interior do veículo. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) em Montenegro e algumas vítimas de assaltos violentos e roubos de carro já teriam reconhecido integrantes desse bando como sendo os criminosos. Em um celular apreendido, estava todo planejamento de um roubo conforme confessou um dos presos.
Apesar dos indícios de que o bando iria cometer um crime, não foi possível a prisão em flagrante. O delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia de Montenegro, Paulo Ricardo Costa, ressalta que faltaram provas que comprovassem a autoria e materialidade de uma infração penal. Também eles não estavam cometendo o crime em si ou em vias de fazê-lo. “Neste caso, infelizmente, não havia elementos caracterizantes do flagrante. Faltaram elementos materiais”, explica.
Ainda assim, a autoridade policial lembra que, apesar de serem postos em liberdade, os integrantes do grupo vão responder inquérito por associação criminosa e por tentativa de roubo. O jovem de 18 anos já está na Fase, onde volta a cumprir a pena. O delegado também faz questão de ressaltar o empenho da Brigada Militar em conseguir capturar os indivíduos e em buscar o maior número possível de provas.