Iluminação e passarelas para pedestres ainda são solicitadas no local
Inaugurada oficialmente em 17 de janeiro deste ano, a obra da travessia da RSC-287, na altura do bairro Santo Antônio, deu um novo visual para a entrada de Montenegro e praticamente acabou com os acidentes que ocorriam quase que diariamente. Passados pouco mais de três meses, as rótulas e vias laterais, que tiveram um investimento de cerca de R$ 5,2 milhões do Governo do Estado, comprovaram sua eficiência no sentido de garantir mais segurança. Ainda faltam atender algumas demandas, principalmente quanto à travessia dos pedestres e iluminação, mas o resultado é unânime: melhorou muito em comparação com os anos anteriores. “Chegava a ter cinco acidentes por dia”, recorda o líder comunitário Airton Quadros, presidente da União Montenegrina de Associações Comunitárias (UMAC) e um dos grandes batalhadores pela realização das obras.
Dono de uma agropecuária bem em frente ao cruzamento da rodovia com a Rua Ramiro Barcelos, o comerciante Leandro Lima presenciou muitos acidentes e chamou várias vezes por socorro. “Desde que concluíram as rótulas não vi mais nenhum acidente”, destaca.
O empresário José Airton Kerber, que possui uma revenda de veículos perto da rodovia, também cobrou por muitos anos melhorias na RSC-287. E na última semana fez questão de postar, em seu Facebook, uma foto ressaltando a entrada da cidade pela Rua Ramiro Barcelos. “Até pouco tempo atrás era uma vergonha!”, recorda. “Vivenciamos os acidentes diariamente. Tinha ambulâncias, caminhão de bombeiros e viaturas toda hora. E era quase impossível atravessar a rodovia. Muita gente desistia. Agora ficou uma maravilha. Não aconteceu mais nenhum acidente”, compara.
Ele elogia também a colocação, no canteiro, de um toten, em alusão a Montenegro. “Antes não tinha uma identidade da cidade. Era só uma buraqueira. Acompanhei a obra desde o primeiro dia. Foi feito um trabalho de qualidade. Agora temos orgulho do portão de entrada da cidade”, completa.
Educação no trânsito
Para o atual comandante do Comando Rodoviário no Estado e que já comandou a Brigada Militar em Montenegro e no Vale do Caí, o tenente-coronel Rogério Pereira Martins, as melhorias são evidentes. “Melhor sinalização, com rótulas bem definidas, pista principal para quem segue pela rodovia e vias laterais no trânsito de acesso”, frisa. “E mais segurança para a travessia de pedestres com os redutores de velocidade”, complementa.
O sargento Marcelo Hunter, que comanda o posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) em Montenegro, cita que os poucos acidentes que vêm acontecendo no trecho resultam apenas em danos materiais e na maioria são causados por desatenção. “Os motoristas devem ter mais atenção. É uma questão de educação no trânsito, obedecendo à sinalização”, ressalta, informando que a PRE procura aumentar a fiscalização.
Maior conquista
O prefeito Gustavo Zanatta, mesmo antes de assumir o governo, considerava a travessia da RSC-287 o maior problema do município. Chegou a destinar recursos próprios da Prefeitura, com autorização da Câmara de Vereadores, para realizar a obra, mesmo sendo uma rodovia estadual, por entender a urgência na solução, devido aos vários acidentes. “Era nosso maior desafio, de uma demanda de mais de 40 anos. Não medimos esforços para realizar a obra”, lembra, comemorando o fato da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) executar a construção e com isso o município poder destinar os recursos para outras melhorias, como o asfaltamento da estrada Selma Wallauer, na localidade de Faxinal.
Prefeitura vai instalar iluminação
Algumas demandas ainda são solicitadas no trecho das rótulas. A principal delas é a iluminação, que foi retirada do local na época das obras. “Isso é urgente”, entende Airton Quadros. Ele pede também outra faixa de segurança nas proximidades da Rua Ernesto Zietlow, por considerar o ponto em que atravessam mais pedestres. E segue na luta por melhorias no trecho do bairro Panorama, em que preside a associação comunitária e que não foi contemplado, solicitando iluminação, sinalização, passarela, lombada eletrônica e melhor pavimentação. Também defende melhorias na travessia sob o viaduto da chamada “ponte seca”, dos antigos trilhos, na ligação entre os bairros Centenário e Faxinal, facilitando também o acesso para a rodovia.
A iluminação também é solicitada por Leandro Lima. “Aqui só tem a luz das lojas e casas”, diz, sobre a escuridão no local durante a noite, que coloca em perigo principalmente os pedestres. Outra questão é que muitos motoristas aumentam a velocidade ao utilizar as vias laterais para desviar de caminhões e outros veículos mais lentos, aumentando o risco de acidentes. E pede melhorias com relação à drenagem, para o escoamento da água da chuva, já que tem aberto valetas nas margens da rodovia.
O prefeito diz que sabe das demais necessidades. “Não desistimos das passarelas. Conversamos com a concessionária. Eles têm todo um planejamento com relação às obras”, afirma, sobre a reunião realizada em Farroupilha com os diretores da CSG.
“Disseram que não vão fazer a iluminação, mas que podem nos dar permissão para fazer. Então vamos colocar os postes com a iluminação, a princípio com placas de energia”, informa. “Sobre as passarelas, disseram que está no cronograma. Vamos continuar na luta”, completa. Na mesma reunião foi autorizada a colocação de totens temáticos com o nome de Montenegro nos canteiros, o que já foi providenciado. E também encaminhado pedido de melhorias, principalmente na pavimentação do trecho da altura da localidade de Muda Boi, que está em péssimas condições. Foi informado que o trajeto deve ser recuperado no segundo semestre deste ano.
Sobre a nova iluminação para o trecho, o gerente de contratos e convênios da Prefeitura, Sílvio Kael diz que não estava previsto no contrato do Governo com a concessionária. Por isso, a Prefeitura está elaborando projeto e, assim que estiver pronto, vai pedir autorização da CSG para fazer a instalação com recursos próprios. “É importante para garantir a segurança das pessoas”, salienta, lembrando que a concessionária só tem previsão destes investimentos maiores a partir do terceiro ano, incluindo também o projeto de duplicação da rodovia.