Rotina de herói: desde filhote, Boris se prepara para combater o crime

BRINCAR e cuidar do “corpinho” é fundamental para um bom desempenho

Se você anda fora da lei, cuidado! Boris está preparado para te achar e entregar aos seus parceiros da Polícia. Agora, se você é “da paz”, fique tranquilo. Essa cara de mau do Pastor Belga Malinois logo se enche de ternura ao perceber que não há riscos.

Boris tem dois anos de idade. Dono de um faro pra lá de apurado, ele foi treinado para auxiliar o trabalho do 12° Batalhão de Policia Militar de Caxias do Sul, local onde chegou com apenas 60 dias de vida. Boris teve sua primeira ocorrência aos 12 meses, e desde então participou de várias ações e apoios a outras instituições da Segurança Pública, em diversas cidades do Estado, incluindo Montenegro, onde já se sente em casa.

Fotos: arquivo pessoal de Ana Mayara Kaufmann

A policial militar Ana Mayara Kaufmann foi designada para ser condutora de Boris. Ela o acompanha desde que ele –chegou ao canil. Graduada em Zootecnia, pela (UFSM), e com Pós-graduação em Cinotecnia Policial, pela (IPEP), Ana mostra que, mais do que conhecimento na área, é preciso integração e amor entre ambas as espécies. “Passo o maior tempo possível com ele, temos uma grande afinidade e um forte vínculo afetivo. Ele tem em mim a segurança para desempenhar o trabalho que é solicitado. Somos uma dupla, um binômio, e nosso sucesso profissional se dá por conta dessa sintonia e apoio que passamos um para o outro”, ressalta a policial.

Ana conta que Boris não faz o tipo “marrento”, ele é amigável e se dá bem com outros cães de seu convívio. Gosta de brincadeiras e não pode ver uma bolinha que já sai se divertindo. “É um cão extremamente ativo, e está sempre prestando atenção ao que acontece a sua volta”, acrescenta a condutora.

Boa genética, exercícios e alimentação saudável
Boris é filho de cães treinados para segurança particular, ou seja, herdou boa genética para a atividade de guarda e proteção. Fora isso, treino duro e cuidados especiais garantem seu sucesso profissional. Entre suas habilidades destacam-se faro de entorpecentes e guarda/proteção.

Quando filhote, Boris passou por treinamentos realizados como se fossem “brincadeiras para cão”. Depois de executar a tarefa comandada pelo treinador, sempre era recompensado com petiscos e brinquedos. Depois de adulto, a rotina de treinos foi adaptada seguindo a escala de trabalho de sua condutora. Durante o turno, podem ocorrer treinos rápidos. Já pelo menos um dia na semana, é realizado treino coletivo com todos os cães e condutores.

Atividade física na rua também vale para manter o bom preparo do Boris. E não se engane pensando que o treino é leve. Caminhadas, corridas e até natação são praticadas pelo robusto cachorro, tudo sob o olhar de Ana.

Cuidados com a alimentação são igualmente indispensáveis. São duas refeições ao dia, com ração seca e, quando, necessário com inclusão de suplementos.

Em meio a tantos cuidados há ainda a higiene. O procedimento de asseio é diário, e de responsabilidade de cada condutor. O pelo é escovado diariamente, os banhos ocorrem com frequência, desde que a temperatura esteja favorável.

Últimas Notícias

Destaques