Em aproximadamente uma hora saiu a sentença do júri popular que ocorreu na manhã da última quarta-feira, 24, no Fórum de Montenegro. A ré, de 26 anos, acabou sendo absolvida por solicitação do próprio Ministério Público.
O promotor Paulo Eduardo de Almeida Vieira falou por 5 minutos e a defesa por 2 minutos. Em seguida os jurados se reuniram e votaram pela absolvição, que foi proferida pela juíza Débora de Souza Vissoni.
O julgamento era referente ao homicídio ocorrido em 20 de dezembro de 2021, no bairro Cinco de Maio. Na ocasião, Júnior Henrique Ody Mendonça, conhecido como “Pirulito”, de 33 anos, foi encontrado morto, em via pública, na Avenida Ernesto Popp. A causa da morte não foi definida, porque o laudo da perícia foi inconclusivo. E no último mês de fevereiro, três suspeitos de envolvimento no crime, que se encontravam presos, foram liberados.
Duas mulheres e um homem tiveram suas prisões preventivas revogadas após recurso junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde a defesa ingressou com habeas corpus e foram impronunciados. Com isso não foram a julgamento, já que o STJ entendeu que não havia indícios de autoria.
Para o promotor, como o STJ considerou que a prova policial produzida contra os acusados de serem executores do crime não era suficiente e os três denunciados foram impronunciados, a suspeita de ser mandante também não poderia ser condenada. Na defesa atuaram os advogados Eliane da Rosa, Everton Luis dos Santos e Monique Gatti. A ré já se encontrava presa em decorrência de outro processo.
PRÓXIMOS JULGAMENTOS
Dois outros julgamentos estão marcados para o mês de maio no Fórum de Montenegro.
Para 15 de maio está previsto o júri popular de um acusado de homicídio ocorrido em Salvador do Sul em 16 de janeiro de 2021. E para o dia 22 de maio está programado o júri de uma tentativa de homicídio ocorrida em Montenegro em 8 de setembro de 2011, na localidade de Volta do Anacleto.