A coluna de fumaça preta vinda da direção do Polo Petroquímico que podia ser vista de Montenegro na tarde desde domingo, dia 27, teve origem em um incêndio ocorrido numa empresa de reciclagem localizada nas imediações do complexo petroquímico, em Triunfo. O sinistro deixou um galpão parcialmente destruído e também queimou matéria-prima reciclada – que era coletada nas indústrias do Polo Petroquímico. O incêndio, que teve início por volta das 14h30min, começou do lado de fora do prédio.
O combate às chamas foi realizado inicialmente por uma unidade do Corpo de Bombeiros Militares de Taquari, responsável pelo atendimento da área da Triunfo, que recebeu apoio de uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militares de Montenegro. A Brigada de Incêndio do Polo Petroquímico também prestou auxílio, chegando por volta das 16h.
Uma guarnição da Brigada Militar (BM), funcionários da empresa e populares também auxiliaram no combate às chamas. Inclusive, enquanto as forças de seguranças combatiam as chamas, funcionários da empresa realizavam a retirada de material da área do galpão da qual as chamas se aproximavam. A Prefeitura prestou assistência despachando ao local um caminhão-tanque com água.
Proprietário da empresa afetada, Benedito de Freitas contou que três de seus 12 colaboradores trabalhavam no momento que o incêndio começou. Felizmente, ninguém ficou ferido. Ele destacou o apoio recebido para o combate às chamas e que ainda não sabe quanto terá de prejuízo com o sinistro. “Primeiro eu vou ver o que vai ficar…eu ainda não sei”, comentou enquanto assistia ao combate às chamas feito pelos bombeiros. A empresa de reciclagem estava no local há dois anos, mas já está mais tempo no mercado. O material por ela recolhido é encaminhado para São Paulo.