Roubos de celulares têm sido cada vez mais comuns em Montenegro, e semanalmente há registro de casos na DPPA. Os horários das abordagens a pedestres são variados. Pode acontecer à noite, durante a tarde, ou em uma caminhada matinal. Não há mais limites para os criminosos. Estar em constante vigia é uma realidade que assola a sociedade contemporânea.
O delegado regional, Marcelo Farias Pereira, explica que os pedestres devem estar atentos ao transitarem pela cidade. “O primeiro cuidado é andar sempre por lugares iluminados, e, se possível, acompanhado de outras pessoas. Evitar falar ao aparelho enquanto caminha — o que é muito comum hoje em dia — também é indicado, porque a atenção ao redor fica prejudicada”, destaca.
Como os smartphones são objetos muito visados por assaltantes e facilmente comercializados após o roubo, Marcelo reitera que é preferível que o aparelho não esteja à mostra. Mas que é importante carregá-lo, sim, para casos de emergência. “Uma outra questão importante é que atualmente as pessoas caminham olhando para as redes sociais, conversando no WhatsApp, o que obviamente desvia a concentração”, enfatiza.
Apesar desses cuidados que precisam ser tomados, principalmente no período da noite, conforme destaca Farias, não há a necessidade de “pavor” por parte das pessoas.
Como proteger os arquivos
De acordo com o acadêmico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Antonio Gonçalves de Oliveira Junior, existem boas formas de proteger os arquivos de seu Android e Iphone. Quando são roubados, os criminosos tentam invadir os arquivos, principalmente fotos e vídeos.
“A primeira e principal indicação é ativar a tela de bloqueio, para que somente quem possuir o código de segurança ou o código de padrão deslizante, possa acessar as informações. Porém é importante frisar que precisa ser a tela de bloqueio nativa do aparelho, e não uma instalada com algum aplicativo baixado. Em alguns casos, podem ser facilmente burladas”, destaca.
Outra informação é que Android e Iphone possuem uma ferramenta que pode ser acessada online para bloqueio do celular. Ela modifica o código de segurança de bloqueio, localização ou para apagar todos os dados. Para o Android a ferramenta é o “Android Device Manager”. Para o Iphone, a iCloud oferece o serviço. E por último, a opção de criptografia, que torna muito mais difícil acessar os dados. “Para o Iphone ocorre automaticamente assim que se ativa o bloqueio. Para Android é possível fazer o mesmo, mas precisa ser configurado”, explica.