O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim) conta, desde essa quinta-feira, com um novo espaço para realizar suas reuniões mensais e outras atividades. Trata-se de uma sala na Central de Polícia do Vale do Caí, localizada na avenida Júlio Renner, a Via II. A inauguração ocorreu, justamente, no Dia Internacional da Mulher.
A presidente da instituição, Carliane Pinheiro, a Kaká, ressaltou a novidade como um importante passo para tornar a rede de enfrentamento à violência contra o público feminino cada vez mais efetiva. “Principalmente, para fazer o acolhimento das mulheres em situação de violência, pois, muitas vezes, elas têm medo de denunciar. Então, temos que fortalecer elas para que denunciem”, comenta.
O local também servirá para a realização de reuniões extraordinárias, capacitações da rede, que é formada por uma série de organizações da sociedade civil e governamentais. Antes, os trabalhos do Comdim ocorriam na Estação da Cultura.
A responsável pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Montenegro, Cleusa Spinato, salientou como fundamental a mobilização constante na defesa de todas as vítimas. “O dia 8 de março é um dia de comemoração, mas um dia de luta. Isso é o que a gente faz todos os dias: a luta do enfrentamento da violência contra a mulher. A nossa Deam nasceu justamente da organização e da luta das mulheres de Montenegro. Era uma demanda já de muito tempo”, disse.
Ao saudar os presentes, o delegado regional, Marcelo Farias Pereira, também lembrou o empenho de diversas instituições na proteção delas. Além disso, fez questão de ressaltar, em particular, o trabalho desenvolvido pela Deam.