Um seminário a ser realizado na segunda quinzena de junho em local a ser definido é um dos principais resultados de uma reunião realizada na tarde de terça-feira no Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Caí (CRPO-VC). O comandante interino do CRPO-VC, tenente-coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra, defender que as demais cidades do Vale criem os seus Gabinetes de Gestão Integrada, a exemplo de Montenegro.
Atualmente, Pareci Novo e Triunfo também possuem a estrutura, que está inativa. “Queremos trabalhar para inibir as ações delituosas, com os municípios auxiliando na organização da segurança pública”, completa o oficial. Se isso fosse uma realidade dos dias atuais, acredita, a destinação de carne — objeto de furto de gado — seria bem mais complicada no Vale.
Para o comandante, é preciso pensar em uma visão mais ampla, regional, ainda mais porque os criminosos agem de maneira semelhante, mesmo que em cada município da região tenha as suas especificidades. Outra ideia do Comando é não só visualizar a tecnologia disponível, bem como tentar colocá-la em prática, com o videomonitoramento, cercamento eletrônico através do Sistema Integrado dos Municípios, recentemente assinado por Montenegro com o governo estadual.