FALSA venda de produtos e pedido de dinheiro estão entre as ações dos meliantes
“Bateu um desespero”, conta Taís Machado sobre os momentos de angústia que viveu no último dia 10. Por volta das 9h, o irmão de uma amiga dela entrou em contato fazendo perguntas sobre a venda de móveis. Foi a partir dessa conversa que ela descobriu que sua conta no Instagram havia sido hackeada. Assim como ela, muitos montenegrinos já viveram a mesma situação, conforme consta nos registros das delegacias locais e relatos de vítimas, feitos nas próprias redes sociais. Alguns cuidados podem prevenir esse tipo de invasão.
“Uma conhecida quase comprou a geladeira de R$ 1.800,00. Já tinha passado os dados dela para o farsante. Daí, outra amiga minha viu meu Story e alertou pra ela parar a negociação”, conta a montenegrina. O criminoso chegou a inventar que os móveis eram de uma prima e que estavam sendo vendidos por motivo de mudança da moça para fora do País.
E a história não ficou só na falsa venda de produtos. O bandido também entrou em contato com um amigo de Taís para pedir dinheiro. A vítima, logo que percebeu o problema, postou mensagens em outras redes sociais para alertar a todos. Ela também registrou boletim de ocorrência.
No final daquele mesmo dia, Taís conseguiu recuperar sua conta. “Através de uma mensagem enviada no Facebook, consegui entrar no Insta e trocar a senha”, conta. A Polícia Investiga este e outros casos com o mesmo modelo de operação.Taís não teve prejuízos, mas há relatos de pessoas que utilizam a rede social para trabalho e sem conseguir recuperar o acesso têm grande prejuízo.
Ativar a autenticação de dois fatores é uma das orientações mais importantes para proteger a conta no Instagram. O recurso, basicamente, cria uma “barreira” que impede o acesso de outras pessoas. Na prática, sempre que alguém tentar fazer login a partir de um dispositivo diferente, o Instagram solicita um código, que pode ser recebido por SMS ou aplicativo de autenticação.
Também é importante manter número de telefone e e-mail atualizados, utilizar uma senha “forte” com caracteres e números que só você conheça a combinação.