Alunos-soldados da EsFES vão participar de Batalhão Escola

264 alunos estão em estágio nas ruas e vão se formar em 20 de abril

Alunos-soldados são vistos em vários pontos estratégicos, principalmente em esquinas e perto de escolas, reforçando o policiamento a pé nas ruas e dando uma maior sensação de segurança para a comunidade. Eles também atuam na fiscalização, participam de barreiras e operações. “Podem participar de todas as atividades de forma supervisionada. É um reforço muito importante para suprir a necessidade de efetivo”, destaca o comandante do 5º BPM de Montenegro, tenente-coronel Oberdan do Amaral Silva.

A turma que está atualmente em curso na Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES) se forma em 20 de abril. Até esta data, os alunos seguem trabalhando nas ruas, como forma de estágio e apoiando o policiamento. Atualmente são nove turmas, num total de 264 alunos de várias cidades do Rio Grande do Sul e até de outros Estados. “Estão sendo empregados nas ruas todos os dias, inclusive em finais de semana, quando são encaminhados para cidades maiores, como da Serra Gaúcha, Vale do Sinos e Região Metropolitana”, diz o tenente Fernando Pastorio, coordenador do curso. Ainda não se sabe quantos ficarão no Vale do Caí após a formatura.

Existe a previsão de uma nova turma ingressar ainda neste primeiro semestre no Curso Básico de Formação Policial da Brigada Militar, mas não se sabe o número de alunos, o que depende da definição do Departamento de Ensino, com base no chamamento da segunda turma do concurso de janeiro do ano passado. A expectativa é de um número de alunos semelhante ao da turma atual. Antes disso estão previstas melhorias na estrutura da escola. Inclusive, foi instalado um refeitório, que antes a EsFES não possuía.

O atual curso iniciou em agosto do ano passado, com sete meses de duração, em carga horária de 1.730 horas-aulas, nas modalidades de ensino a distância e presencial. Conforme o diretor da EsFES, major Oscar Bessi Filho, a partir do segundo ciclo os alunos já podem atuar no policiamento de rua. Agora a turma atual já está no terceiro e último ciclo. Os estágios ocorrem não só em Montenegro e região, sendo aproveitados também em eventos pelo Estado, como ocorreu em Gramado, Caxias e Porto Alegre. Recentemente também atuaram no carnaval da Capital e em jogos do Gauchão, incluindo o Gre-Nal. “Os treinamentos de polícia ostensiva, repassados em sala de aula, são vivenciados na prática”, frisa Bessi.

Batalhão Escola
Na última semana o comando da Brigada Militar no Estado anunciou a criação de Batalhões Escola, formados por alunos-soldados. Assim, eles deverão atuar também em cidades maiores, como Porto Alegre, Santa Maria, Canoas e litoral.

Os alunos-soldados da EsFES de Montenegro vão atuar em Canoas, sob comando de alunos-oficiais do curso de capitães (CSPM). De acordo com o major Oscar Besi, nem a escola e nem o batalhão de Canoas terão intervenção no planejamento dessa atuação. “O objetivo é dar aos alunos-soldados a oportunidade de atuar com regularidade em áreas de maior índice de criminalidade, dar aos alunos-oficiais a possibilidade de planejar e gerenciar esse tipo de policiamento e dar a essas comunidades um trabalho focado na redução dos índices de crimes violentos.

Últimas Notícias

Destaques