Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes motiva semana de debates

Começou nesta segunda-feira, 16, a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A promoção é da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania em conjunto com o Comitê Executivo Inter Setorial Municipal para Desenvolvimento do Programa de Combate à Violência Sexual Infanto-Juvenil. A semana ocorre todos os anos, de acordo com a lei 6.592/2019, de autoria do vereador Juarez da Silva (PTB).

A abertura oficial aconteceu na Câmara de Vereadores, com a presença de representantes de diversas entidades. De acordo com a diretora de Assistência Social do Município, Carliane Pinheiro, a Kaká, apenas no Rio Grande do Sul, entre 2015 e 2020, foram registrados 15.020 casos de violência sexual, sendo 76,1% deles contra crianças e adolescentes. “É um tema de muita importância e também é relevante colocar que a gente tem um Comitê na cidade que faz este trabalho de combate ao abuso sexual o ano inteiro com atividades. Nós temos sempre que trabalhar também com a prevenção para que cada vez mais os profissionais que estão na linha de frente consigam identificar estes abusos”, frisa.

De acordo com Kaká, as denúncias no município chegam através de diversos órgãos. “A gente tem as denúncias anônimas que chegam através da delegacia, através do Conselho Tutelar e principalmente os profissionais que acabam identificando alguns comportamentos dessas crianças e desses adolescentes na escola”, explica.

A programação que segue até a próxima sexta-feira, 20, conta com diversas atividades, como entrega de material informativo em bairros, palestras e rodas de conversa. “É bem descentralizado”, destaca a diretora de Assistência Social.

Polícia faz operação para coibir a exploração sexual infanto-juvenil

Operação Parador 27 teve segunda ação nesse final de semana Foto: Divulgação/BM

A soldado do 5° BPM, Aline Paim, esteve presente na abertura da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e destacou o trabalho que a polícia tem feito no Município nesse sentido. “A Brigada Militar, em conjunto com a Policia Civil em algumas operações, já está atuando há dois finais de semana no combate a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes em Montenegro e na região. Nós já tivemos apreensão de drogas, armas; e nesse final de semana teve uma grande operação em conjunto com a Polícia Civil com muitas apreensões”, destaca.

A operação intitulada Parador 27 é uma ação integrada entre forças de segurança do Estado, com o objetivo de coibir a exploração sexual infanto-juvenil no Rio Grande do Sul. Nesse final de semana o 5° BPM e a PC cumpriram mandados de busca e apreensão em diversas casas noturnas, onde foram apreendidas drogas e efetuada a prisão de um indivíduo, por tráfico de drogas.

Segundo a soldado Aline, que também é coordenadora da Patrulha Maria da Penha, esta Semana é de grande relevância para a divulgação e conscientização da comunidade. “É um crime que acontece todos os dias. Nós atendemos várias situações de crianças e adolescentes que são vítimas deste tipo de situação, mas as pessoas muitas vezes não denunciam pois a maioria dos abusos ocorrerem dentro dos lares. Então hoje a gente precisa muito que as pessoas denunciem, para que a gente possa efetivamente apurar se realmente está acontecendo”, completa. A denúncia pode ser feita de forma anônima pelo 190, disque 100 ou Conselho Tutelar pelo telefone (51) 3649-8279.

Confira a programação do evento:

17/05 – Terça-feira

Entrega de material informativo – SMHAD

Locais: bairros Senai, Estação e Muda Boi

18/05 – Quarta-feira

9h – Painel “Esquecer É Permitir, Lembrar É Combater”

Realização: Conselho Tutelar

Local: Cine+Arte Tanópolis

Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental

Palestrantes: Psicólogo Guilherme Bulcão Manica e enfermeira Cristiane Bianchini Caye

14h – Painel “Esquecer É Permitir, Lembrar É Combater”

Realização: Conselho Tutelar

Local: UNISC

Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental

Palestrantes: Psicólogo Guilherme Bulcão Manica e enfermeira Cristiane Bianchini Caye

19h – Roda de conversa “Não Feche Os Olhos, Faça Bonito”

Local: UNISC

Público-alvo: Equipes diretivas e profissionais da rede

19/05 – Quinta-feira

9h – Roda de conversa com as famílias atendidas pelo PAEFI (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos em Situação de Vulnerabilidade) com psicóloga Lucia Fontoura e Assistente Social Neiva Rocha

Local: CREAS

20/05 – Sexta-feira

12h – Encerramento da Semana com entrevista na Rádio Web Ibiá

Psicólogo Guilherme Bulcão Manica e professor José de Jesus Cirne

* Atividades com o Conselho Tutelar nas escolas de Ensino Fundamental I durante toda a semana *

Últimas Notícias

Destaques