Daniela Heckler, professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental do bairro São Paulo, foi selecionada como uma das vencedoras do XVIII Prêmio Arte na Escola Cidadã. A professora participa, em Montenegro, do Projeto Arte na Escola no polo da Fundarte. O Prêmio existe desde o ano 2000, e visa a divulgação e o reconhecimento de trabalhos e projetos educativos na área da arte.
O concurso é promovido pelo Instituto Arte na Escola, que investe na capacitação continuada de professores na área das artes. Neste ano, foram mais de 400 trabalhos e projetos inscritos, vindos de todos os cantos do país. Anualmente, são cinco categorias premiadas: Educação Infantil, Educação Fundamental I (do 1º ao 5º ano), Educação Fundamental II (do 6º ao 9º ano), Ensino Médio, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto da montenegrina concorreu na categoria de Educação Infantil.
No ano de 2016, Daniela desenvolveu o projeto “Poesia para colorir… o seu dia”, que foi fruto de outro projeto da escola, o “Vida ao Parque di Versos”, baseado no livro “Parque di Versos” do escritor de Montenegro Carlos Fernando Leserm, realizado por Alessandra Bartz e Patrícia Franz.
“Poesia para colorir… o seu dia” foi desenvolvido em uma turma do Pré B da escola, com 24 alunos de cinco e seis anos de idade. O intuito do trabalho foi o de fomentar a leitura de poesia na comunidade, bem como valorizar o desenho infantil.
A poesia e o desenho da mesma geraram diferentes propostas a serem trabalhadas em sala de aula. Exemplo disso foi quando a turma trabalhou as brincadeiras de antigamente a partir da poesia “Parque de Diversões”, de Carlos Fernando Leser. Eles então tiveram a visita do avô de um dos alunos, que ensinou a turma a jogar bolinha de gude. A turma também recebeu inúmeras vezes o poeta.
No início Daniela não imaginava a proporção que tudo iria tomar. A ideia inicial era a de fazer os desenhos tendo como base poesias de alguns autores. Com o tempo, porém, ela viu os próprios alunos fazerem suas criações, individual ou coletivamente. Outro ponto que cresceu no decorrer do ano foi a forma de distribuição da poesia. No começo, os alunos tinham a responsabilidade de entregá-las às pessoas, sem repetir o destinatário. Depois, foram muitas as formas idealizadas entre a professora e os alunos para levar cada vez mais longe aquela arte.
Uma das primeiras foi a panfletagem. Juntamente com a professora, os alunos entregaram seus trabalhos para pessoas nas ruas próximas à escola. Em seguida, deixaram os desenhos e poesias em um mercado do bairro, e estes eram entregues nas sacolas aos clientes, juntamente com suas compras. Na semana da criança, a garotada participante do projeto teve também uma página só para eles no Jornal Ibiá, onde expunha seu trabalho.
A praça do bairro São Paulo também recebeu a arte das crianças. Para lá, levaram e colocaram inicialmente quatro placas com seus projetos. Quando conferiram, alguns dias depois, e viram que as placas continuavam lá e em bom estado, foram colocadas mais nove.
Escola será destacada em documentário
Anualmente, o Instituto Arte na Escola realiza cinco documentários sobre os projetos ganhadores, com gravações nas escolas, com o professor que desenvolveu o trabalho e com os alunos que participaram. Em 2017, então, é a vez de Montenegro receber esse reconhecimento. Depois de gravado, o documentário será disponibilizado no canal Arte naEscola, no YouTube.
A cerimônia de premiação ocorrerá em São Paulo, ainda sem data definida. A professora ganhadora e um representante da Escola irão à entrega com as despesas de viagem e hospedagem pagas pelo Instituto. No evento, eles ganharão um certificado de premiação e um prêmio exclusivo, criado pela artista Ester Grinspum. Além disso, participarão de uma vivência cultural pela cidade de São Paulo.
Os professores ganhadores recebem também R$ 10 mil. E, às escolas vencedoras, serão entregues uma câmera digital e um computador. As instituições também receberão livros e materiais sobre arte e educação para serem disponibilizados em suas bibliotecas.