A educadora montenegrina foi a campeã na categoria Ensino Infantil
A montenegrina Daniela Heckler, de 39 anos, professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental do bairro São Paulo há 11 anos, foi premiada no XVIII Prêmio Arte na Escola Cidadã, na cidade de São Paulo-SP. A professora participou, aqui em Montenegro, do Projeto “Arte na Escola” no polo da Fundarte.
Vencedora na categoria Ensino Infantil, Daniela diz que ficou surpresa. “Foi muito emocionante porque é o reconhecimento de um trabalho em nível nacional e um prêmio importante, que eu já conhecia faz tempo, que premia o professor de maneira completa”, comenta.
A conquista resultou no pagamento de uma quantia em dinheiro para o professor, na realização de um documentário sobre o projeto e uma vivência cultural na cidade de São Paulo. A premiação existe desde 2000 e promove a divulgação e o reconhecimento de trabalhos e projetos educativos na área da arte. “Quando inscrevi o trabalho, eu achava ele relevante, que ele era transformador, mas não imaginei ser a vencedora, até porque foram 720 projetos inscritos. Então era improvável matematicamente ser a premiada. Fiquei muito feliz e surpresa”, afirma Daniela.
O concurso foi promovido pelo Instituto Arte na Escola, que investe na capacitação continuada de professores na área das artes. No total, são cinco categorias premiadas: Educação Infantil, Educação Fundamental I (do 1º ao 5º ano), Educação Fundamental II (do 6º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto da montenegrina concorreu na categoria de Educação Infantil.
Daniela desenvolveu o trabalho “Poesia para colorir… o seu dia”, que foi fruto de outro projeto da escola, o “Vida ao Parque di Versos”, baseado no livro “Parque di Versos”, do escritor montenegrino Carlos Fernando Leser. “Poesia para colorir… o seu dia” foi desenvolvido em uma turma do Pré B da escola, com 24 alunos de cinco e seis anos de idade. O intuito do trabalho foi o de fomentar a leitura de poesia na comunidade, bem como valorizar o desenho infantil.