Reconhecimento. O troféu Pena Libertária, pela categoria instituições, será entregue no próximo dia 19, na Capital
Um dos pilares fundamentais para o município ostentar o título de Cidade das Artes, a Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte) comemora a conquista do Prêmio Educação RS, na categoria instituições. Em sua 21ª edição, a distinção foi criada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Simpro/RS), em 1998, visando estimular e valorizar profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania.
O prêmio se caracteriza por abranger amplamente a educação gaúcha, tanto da rede pública quanto do ensino privado, a partir de indicações espontâneas da sociedade gaúcha diretamente pela página da premiação. O diretor executivo da Fundarte, André Luís Wagner, salienta a importância da conquista pelo destaque da premiação na área da educação. Ele lembra que a Fundarte promove eventos culturais, mas, na sua essência, é uma escola. “Tanto que nossa maior finalidade é educar através da arte”, salienta.
Wagner observa ainda que a premiação ratifica o que a instituição vem realizando na educação. “E tem uma importância ainda maior neste ano, em que completamos 45 anos”, afirma. O diretor resume dizendo que o prêmio é o reconhecimento do trabalho realizado pela Fundarte em mais de quatro décadas.
Os finalistas foram avaliados pela comissão julgadora da premiação e também através de votação on-line por professores associados ao Sinpro/RS. Foram considerados critérios como o compromisso com a educação de qualidade, o desenvolvimento da cidadania e o acesso ao conhecimento.
Desde a primeira edição, já foram laureados 21 profissionais, 24 projetos e 21 instituições, além de menções honrosas em ocasiões especiais. A cerimônia de entrega da Pena Libertária, troféu criado especialmente para a premiação, será no dia 19 de outubro em Porto Alegre, na sala de eventos da sede estadual do Sinpro/RS.
Conheça os vencedores desta edição
Profissional: Dulce Maria Simon Ruschel – natural de Alto Feliz, no Vale do Caí, professora aposentada continua fazendo trabalho voluntário e publica, aos 86 anos, um livro sobre a história do município.
Instituição: Fundação Municipal de Artes de Montenegro – instituição que atua intensamente na comunidade de Montenegro, oportunizando o acesso à arte e à cultura para crianças, jovens e adultos.
Projeto: Alimentação Saudável através da Sustentabilidade – projeto Horta na Escola busca suprir as necessidades na merenda escolar, com verduras, legumes, ervas medicinais e aromáticas nas escolas municipais de Esperança do Sul.