Férias de inverno são para estudar ou descansar?

Para o aluno que se prepara ao vestibular ou ao Enem, o desafio é encontrar o equilíbrio e conciliar as duas opções

A tentação de ficar até mais tarde na cama é grande neste período de baixa temperatura. Para boa parte dos estudantes, poder dormir mais é a melhor parte das férias de inverno. Embora sejam bem mais curtas que as do verão, alguns dias sem precisar se preocupar com provas, trabalhos escolares ou com o horário para despertar são sempre bem-vindos.

E para quem planeja fazer vestibular ou as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) visando ingresso no ensino superior, será que dá para ceder às tentações do recesso escolar? Estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Dayany Brum, 17 anos, planeja cursar Veterinária e tentará tanto o Enem como o vestibular. Ela tem estudado para as provas, principalmente de Matemática e Física, mas reconhece que precisa se esforçar mais. A jovem observa que as férias são um bom período para isso, mas não pretende abrir mão de descansar um pouco dos livros durante o recesso escolar, entre os dias 21 e 30 de julho.

Sua colega Elin Moraes, 18 anos, reconhece que é preciso estudar muito para conseguir uma vaga na universidade, mas não pensa em aproveitar as férias para intensificar os esforços para as provas. Ela ainda não decidiu em qual universidade tentará uma vaga, mas tem estudado um pouco para o Enem e o vestibular. Nas férias, no entanto, pretende descansar. “Vou tentar agora, mas, no ano que vem, me esforço mais”, argumenta.

A estudante Sheila Nunes, 17, quer cursar Jornalismo e se prepara para disputar uma vaga através do Enem e do vestibular. Ela afirma que tem lido sobre alguns conteúdos no contraturno escolar, mas seus planos para as férias são descansar.

O professor do Stoodi – uma plataforma de educação à distância com foco no Enem e vestibulares, Igor Suga, observa que qualquer minuto é precioso para quem está se preparando para disputar uma vaga na universidade. Ele afirma que separar alguns momentos do período de férias para revisar o conteúdo pode ser um diferencial para a aprovação. O professor, no entanto, acrescenta que estudar demais também pode ser prejudicial para o desempenho no segundo semestre. Suga observa que é possível encontrar o equilíbrio, aproveitando as férias para estudar e para descansar.

Confira as dicas do professor
– Não deixe a peteca cair
Você está de férias e ninguém vai tirar isso de você. No entanto, é preciso se lembrar da máxima: enquanto você está se divertindo, tem alguém estudando para conquistar uma vaga na univesidade. Então, vale fazer uma forcinha. O estudo pode ser comparado ao exercício físico: se você está acostumado a se exercitar sempre, um mês parado fará com que você encontre mais dificuldade na hora de retomar as atividades.

– Escolha uma diversão educativa
Neste cenário, por que não unir o útil ao agradável? Atividades como peças de teatro com encenações originadas de livros que caem no vestibular, frequentar museus ou assistir a filmes que falam de momentos históricos importantes podem ajudar a distrair a cabeça sem perder o contato com conteúdos importantes para o vestibular.

– Equilibre a balança e aproveite para colocar o sono em dia
O tempo de descanso é muito importante para que seu cérebro tenha um bom desempenho. Alunos que aproveitam as férias para passar noites em claro vendo séries ou jogando videogames estão correndo o sério risco de acabar o mês de julho mais cansados ainda. No período de férias, durma e acorde nos mesmos horários em que você está habituado. Separe uma ou duas horas por dia para revisar conteúdos e, eventualmente, começar a estudar algum assunto novo. Não queira colocar todos os exercícios atrasados em dia ou entender aquela disciplina que você tem mais dificuldade. Fazer isso neste período pode te angustiar e abalar seu emocional. Aproveite o mês de julho para equilibrar seu corpo e mente. Isso te fará iniciar o segundo semestre com força total.

Fonte: professor Igor Suga, da plataforma Stoodi, www.stoodi.com.br

Últimas Notícias

Destaques