Dia dos responsáveis pelo futuro do País

Das crianças da educação básica aos pesquisadores mestres e doutores, passando por jovens do ensino médio e superior. Nesse domingo, 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante, aqueles que são capazes de trazer impactos e mudanças sociais diretas no meio em que vivem.

Essa homenagem ocorre desde o ano de 1927, mas teve como ponto de partida um caso histórico do País. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Devido a isso, nesta data, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil.

Em 1927, durante as comemorações do centenário dessa data, o jurista Celso Gand Ley sugeriu que essa celebração fosse mais abrangente, comemorando também o Dia do Estudante.

Em busca de um futuro melhor
Ser estudante é ter acesso a um mundo de conhecimento, que disponibiliza a possibilidade de trazer mudanças sociais positiva com impacto direto à sociedade e à sua própria vida. A motenegrina Mônica Oliveira, de 31 anos, está no 5°/6° semestre do curso de Engenharia Civil e acredita nessa mudança.

“Sempre gostei de estudar, a minha mãe é professora então sempre fui incentivada”, diz. Amante do cálculo, Mônica chegou a cursar farmácia, mas não se encontrou no curso. Quando encontrou seu lugar na engenharia ela ainda passou por grandes mudanças. “Eu já fui morar em Rio Grande, fiz uma parte do curso lá e voltei. Hoje estou morando em São Leopoldo com uma bolsa na faculdade”, fala.

Sobre as dificuldades em ser estudante, a jovem elenca principalmente a exaustão em trabalhar e estudar. “Antes eu ia e vinha todo dia, faz uma semana que estou morando aqui e já percebi a diferença. Antes eu não tinha vontade de fazer nada quando eu chegava em casa, mas agora já estou bem mais ativa”, relata.

Mônica incentiva seus irmãos e a todos que estudem, porque segundo ela hoje não se evolui sem o estudo. “A gente percebe que hoje cada vez mais as empresas contratam pessoas que tem estudo, que tem conhecimento e buscam algo. E eu, graças a Deus, sempre tive muita oportunidade por isso”, completa.

Confira 10 dicas para aprender mais e aumentar as notas:
1. Preste atenção às aulas
2. Anote tudo que for relevante
3. Estude antes que sejam marcadas as provas
4. Peça ao professor para explicar novamente
5. Tenha um horário fixo durante o seu dia para o estudo
6. Estude em um local adequado
7. Use roupas confortáveis
8. Faça a lição de casa
9. Anote tudo na agenda
10. Durma bem

Últimas Notícias

Destaques