Escola já tem polos em São Sebastião do Caí e Salvador do Sul
O Colégio Sinodal Progresso foi fundado em 1876 pela Comunidade Evangélica de Montenegro para atender à demanda da comunidade, os membros e os filhos dos membros da comunidade. Inicialmente, a instituição atendia apenas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental até o 5º ano, uma realidade que se manteve até 1950. Após um período de fechamento durante a Segunda Guerra Mundial, a escola reabriu e gradualmente expandiu sua atuação, passando a oferecer o Ensino Médio nos anos 1990 e cursos técnicos a partir de 2007. A chegada do diretor Lório Schrammel, em 2003, trouxe um novo impulso de crescimento. Ao assumir, a escola tinha 320 alunos. Em 2016, para 750. Hoje, são 1.200 alunos em Montenegro.
A inserção de cursos técnicos veio como resposta à demanda das indústrias locais. “Em 2007, implantamos três cursos técnicos – em alimentos, informática e mecânica – todos voltados para as necessidades das empresas da região, principalmente do setor alimentício e mecânico. No início, as vagas eram “compradas” pelas empresas para qualificar mão de obra interna,” relembra. Ele ainda aponta a crescente demanda por qualificação externa. “Os primeiros alunos desvinculados de empresas só começaram a se formar em 2014, o que demonstra como era premente essa necessidade de qualificação.”
Em 2024, o Colégio inaugurou uma nova unidade em São Sebastião do Caí, inicialmente com foco em cursos técnicos, mas expandindo para atender também a Educação Infantil, Fundamental e Médio. “Iniciamos lá com 94 alunos e hoje, em menos de um ano, temos 198. O ano que vem já projeta um número superior a 300 alunos,” afirma.
Expansão de laboratórios e espaços
O crescimento no número de alunos e na diversidade de cursos impulsionou uma transformação constante na infraestrutura do Colégio. “Hoje, cada curso técnico precisa de uma estrutura especializada. Temos laboratórios para mecânica, informática e alimentos, que também servem aos alunos da educação básica”. A instituição ainda conta com um laboratório de química, cozinhas experimentais e quatro laboratórios de informática para atender à demanda crescente dos cursos. “Vamos construir um novo ginásio de esportes, pois o grande, com 1.300 metros quadrados, já não comporta as atividades,” adianta o diretor. Ele ainda aponta o compromisso do colégio com a ampliação das atividades esportivas.
Escolha dos cursos: pesquisa e parcerias
A escolha dos cursos técnicos oferecidos é pensada com base nas necessidades locais e nas demandas das empresas parceiras. “Olhamos para o passado e para o vínculo que já tínhamos com as regiões. Por exemplo, em São Sebastião do Caí, o curso técnico em alimentos atende diretamente a uma demanda antiga das indústrias locais de alimentos, como a Agrosul,” explica. “Esse vínculo que nós já tínhamos no passado só se fortaleceu agora, pois as empresas procuram mão de obra qualificada e, ao mesmo tempo, o público busca esses cursos.”
Além disso, o colégio introduziu novos cursos em outras áreas em Salvador do Sul, onde as parcerias com empresas locais continuam fortalecendo o currículo. “Trabalhamos sempre no tripé: escola, empresa e aluno. Cada um contribui um pouco, e assim chegamos ao sucesso,” declara.
Ao longo dos anos, o Colégio Sinodal Progresso formou mais de 2.000 técnicos e estabeleceu parcerias sólidas com a comunidade e as empresas. “Acreditamos que, iniciando projetos que atendam as demandas do presente, estamos promovendo um futuro sustentável para toda a região. O desenvolvimento da escola reflete na vida da comunidade e essa é nossa missão”. Hoje, o Colégio em Montenegro conta com seis cursos técnicos: Administração, Alimentos, Química, Enfermagem, Informática e Mecânica.
Robótica, educação financeira e olimpíadas
Para 2025, o Colégio Sinodal Progresso introduzirá a robótica como parte do currículo regular, desde a Educação Infantil até os cursos técnicos. “Hoje, a robótica faz parte do dia a dia das pessoas e das empresas, não tem como não oferecer,” explica Schrammel. A escola também iniciará um programa de educação financeira e empreendedorismo, uma demanda observada entre alunos e pais. Outra novidade é o incentivo à participação em Olimpíadas do Conhecimento. “Vamos investir nas Olimpíadas de Física, Química, Matemática e outras áreas para nos tornarmos uma escola olímpica”, projeta.
Impacto Social e desenvolvimento regional
Schrammel ressalta que o papel do Sinodal Progresso vai além da formação acadêmica, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do Vale do Caí. “Temos três princípios de gestão: sustentabilidade, qualidade e legalidade. Com esses valores, não só o colégio, mas toda a região progride. Como dizia Lutero: se a escola progride, tudo progride.” Além das três unidades existentes, o colégio avalia convites para novas instalações em outras localidades do Rio Grande do Sul. “Temos convites para o litoral e para a Serra Gaúcha. Essas propostas refletem o quanto nossa atuação está impactando positivamente a região,” compartilha o diretor, embora reforce que a unidade de Montenegro permanece o coração da instituição.