Escritor Presente. Ricardo Azevedo conversou com alunos do 6º ao 9º ano
O Instituto de Educação São José foi palco de um encontro muito esperado por alunos do 6ª ao 9º ano. O escritor paulista Ricardo Azevedo, ganhador do Prêmio Jabuti de literatura infantil de 1989, esteve na escola para uma conversa sobre a Literatura; o processo de criação de um livro e também uma sessão de autógrafos. Chamada “Escritor Presente”, a ação é desenvolvida pelo Instituto para aproximar os alunos de autores de obras literárias.
Primeiramente, os alunos lêem as obras do escritor um ou dois meses antes do encontro. Após a leitura, são realizados trabalhos a partir das obras. Para a professora de Língua Portuguesa Anna Carolina Furtado dos Santos, a aproximação dos alunos com autores é importante. “Às vezes, o aluno acha que o escritor é uma pessoa distante e não tem essa possibilidade de se aproximar. A gente faz esse meio de campo entre o autor e o leitor, fomentando o aluno a buscar a literatura, mostrando aos alunos que eles também podem ser escritores.”
De acordo com o escritor, a literatura é parte da vida de todos, e consumimos pouco conteúdo literário. “Sinto muita vitalidade, interesse e brilho no olho destes alunos, mas estamos em uma sociedade de consumo. Pouca gente sabe o que é literatura”, Afirma. “Literatura trata de assuntos que não são passíveis de lição. Os conflitos, ambiguidades humanas, aparecem na literatura. Esses alunos devem saber que estão em uma narrativa histórica, eles estão construindo a vida deles, mas também precisam construir um país melhor do que este aqui.”