Startup montenegrina selecionada pelo Sebrae RS

WS Work foi escolhida para programa de capacitação que visa transformar unidades embrionárias em negócios reais

A startup montenegrina WS Work, que atua na área de sistemas da informação, desenvolvendo programas para celulares e computadores, foi selecionada para o programa StartupRS do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que acontece desde 2015. O programa capacita, com consultorias, sessões de mentoria e workshops, os empreendedores das embrionárias. Os critérios avaliados na hora da seleção das 15 startups foram equipe, mercado, inovação e modelo de negócios. Outro detalhe importante é que o faturamento anual da empresa não pode superar os R$ 3,6 milhões.

Com CNPJ em mãos e uma ideia promissora em execução, Isaías Alves e Rodrigo Dellinghausen, fundadores da WS Work – idealizada em 2013 – já haviam tentado entrar no programa em 2016. Eles criaram um sistema para facilitar o dia a dia das redações de jornais impressos, transformando coberturas de acontecimentos em notícias digitais, como jogos de futebol, e divulgando com velocidade as informações em todas as plataformas – aplicativos de smartphones, smart TV, websites. O WS Sport foi a grande sacada que alavancou a startup montenegrina.

“Na primeira inscrição, em fevereiro de 2016, a ideia não estava amadurecida e não conseguimos provar o engajamento necessário para a seleção no programa. Acabamos sendo eliminados na primeira fase”, relembra Isaías. Com nova tentativa em julho deste ano, a boa notícia veio logo em seguida, com o anúncio da pré-seleção.

“Descobrimos que estávamos entre as 25 empresas que iriam para a final. Tivemos que realizar alguns desafios e expor nossa proposta e o resultado das atividades realizadas. Tínhamos apenas quatro minutos para apresentar, seis minutos para responder a perguntas e convencer os jurados”, salienta.

A partir do dia 9 de agosto, segundo Isaias, a WS foi oficialmente selecionada entre as 15 startups gaúchas que participam da edição atual do programa mantido pelo Sebrae. Atualmente, os programadores da empresa estão na fase inicial de capacitação.

“Acredito que temos muito que aprender e o desafio de conhecer o mercado de jornais para podermos emplacar clientes e vender nossa plataforma. É preciso compreender, sobretudo, nosso cliente e seus problemas, para ter a garantia de que a ferramenta realmente irá resolvê-los na prática. Esse tipo de conhecimento de mercado estamos adquirindo, com entusiasmo, no programa, e não desistiremos no primeiro imprevisto que aparecer. Vamos até o final”, conclui Isaías.

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