O diretor e administrador das empresas do Grupo Cauduro, Rogério Cauduro, lançará em meados deste mês o portal Bom Dinheiro e um curso online intitulado “Mande no $eu Dinheiro”, com seis módulos divididos em aproximadamente 25 aulas. Economista e especialista em finanças, ele entende que a sociedade brasileira está carente desse tipo de orientações.
“Hoje o Brasil possui mais de 50 milhões de pessoas negativadas, inadimplentes. É praticamente uma epidemia e a principal causa, a meu ver, é o déficit na educação financeira do país. Por esse motivo tive a iniciativa de, através das redes sociais, portal e vídeos, orientar e trazer dicas de educação financeira às pessoas”, revela o profissional.
Com vasta experiência na área e alguns livros publicados, a primeira proposta do empresário foi o lançamento de uma página no Facebook, a Bom Dinheiro. “Como a receptividade foi alta, com mais de 10 mil curtidas na página, e com todas as solicitações que tive através da página, resolvi lançar também o curso e o portal”, explica Rogério.
No Facebook, segundo Cauduro, semanalmente são postadas sugestões de como as pessoas podem planejar de forma adequada o seu financeiro, em postagens de vídeo e texto. Para o portal, além dos mesmos conteúdos postados na rede social, haverá material exclusivo.
“O país precisa de educação financeira. É uma questão econômica e social. Aqui no Brasil temos política para saúde e para diversos outros setores, mas eu desconheço para a área de finanças”, conclui.
O empresário afirma que, como economista, sua pretensão é transmitir o conhecimento para, de forma assertiva, ajudar as pessoas nessa área que destaca ser tão carente no país. Para conhecer um pouco desse trabalho, basta procurar “Bom Dinheiro” no Facebook, ou “Bom Dinheiro, por Rogério Cauduro”, no YouTube.
“Educação financeira deveria ser ensinada nas escolas”
Rogério também destaca que o ponto de partida para a mudança deste cenário deficitário é o incentivo com políticas públicas e a inserção da educação financeira no currículo escolar, desde a educação básica. “Para ser tratada como disciplina, assim como a química”, exemplifica. Ele cita o exemplo da cidade-estado de Cingapura, que, sustentada pelos pilares de educação financeira, conseguiu sair da pobreza.
No curso “Mande no $eu Dinheiro”, alguns dos temas abordados serão compra consciente, controle das finanças e o uso adequado do cartão de crédito em um país onde 77 milhões utilizam esse método de compra.
“O curso online é benéfico principalmente por ser flexível ao aluno. O acesso pode ser feito em qualquer horário e de qualquer lugar, de maneira bem didática, com aproveitamento de tempo. Além de ser um curso em que a pessoa sairá embasada, mesmo sem ter nenhum conhecimento prévio na área”, salienta.
A relação padrão de vida x padrão de compra também será abordada, conforme explica o empresário. “Todas as aulas, aproximadamente 25, serão complementadas com vídeos, oscilando entre 20 minutos a uma hora cada. Para on line, está um pouco acima do ideal, mas pela complexidade do assunto, é necessário”, conclui.