Paradas de manutenção no Polo envolverão cerca de 4 mil pessoas

BRASKEM investirá R$ 840 milhões nas atividades

Desde o fim de janeiro, centenas de vagas já foram anunciadas, através do Sine Polo, para interessados em trabalhar em algumas das terceirizadas que atuarão nas paradas de manutenção da Braskem. A principal empresa do Polo Petroquímico de Triunfo já iniciou o processo, com uma primeira parada no fim da primeira quinzena numa de suas unidades de produção de polietileno. Porém, a maior parte do ciclo de manutenção é prevista para ocorrer entre o início de abril e o fim de julho. Seis grandes empresas terceirizadas estarão envolvidas, com contrato fixo, e mais 30 outras empresas com contratos pontuais. As paradas vão envolver cerca de 4 mil trabalhadores; e o investimento, entre pessoal, segurança, materiais e novas tecnologias, é estimado em R$ 840 milhões.

“Estamos trabalhando de forma conjunta com as áreas responsáveis da Braskem, órgãos legais e o Governo do Estado para que todas as ações sejam voltadas para a segurança e saúde das pessoas que estarão conosco, nosso maior valor, e não abrimos mão disso”, destaca o diretor industrial da Braskem no RS, Nelzo Silva. “Desta forma, estamos gerando empregos e investimento no estado do Rio Grande do Sul de forma responsável e sustentável. Também estaremos priorizando algumas vagas de trabalho para jovens serem inseridos pela primeira vez no mercado de trabalho como mais uma ação social de inclusão aproveitando este momento da parada planejada”.

Os trabalhos da empresa estavam previstos para iniciar mais cedo, mas em função do aumento de contaminações pelo novo coronavírus, com a variante ômicron, forem postergados em 30 dias. As paradas de manutenção na planta do Polo Petroquímico têm como finalidade a execução de inspeções internas de equipamentos e a capacitação para um novo ciclo de operação. Elas também são oportunidade para limpeza de tubulações e equipamentos, execução de reparos e a implementação de novas tecnologias. São processos que precisam ocorrer com exatidão e de forma rápida, por isso envolvem tantas pessoas.

Pensadas para ocorrer em um ciclo, as paradas não vão interromper as atividades produtivas todas ao mesmo tempo, como forma de garantir o fornecimento de material para as indústrias atendidas pela Braskem. Os funcionários das plantas que param serão destacados para atuar na parada; os demais trabalham normalmente. Separada no planejamento, a planta de Eteno Verde seguirá funcionando no período; e terá sua manutenção realizada em novembro.

Últimas Notícias

Destaques