Mundo dos investimentos: Seu dinheiro pode trabalhar pra você!

Especialista explica de que forma investir pode ser seguro e vantajoso

Tesouro Direto, Certificados de Depósitos Bancários, Fundos Imobiliários, ações de participação em empresas desenvolvidas ou em crescimento do Brasil e de fora. O mundo dos investimentos apresenta um variado leque de oportunidades que são opção para muita gente que têm um capital parado – muitas vezes perdendo valor – e que pode ser revertido em fonte de renda. A busca dessas possibilidades até vem se popularizando no Brasil nos últimos anos, mas ainda há muitos que, sem informação, deixam escapar a chance de crescer.

“Existe esse mito de que investir é algo para milionários e que é difícil”, comenta o assessor de investimentos Cleisson Barreto. “Na verdade não. O primeiro passo para perder esse medo do investimento é buscar conhecer como funciona, conversar com um profissional e se familiarizar com esse mundo.”

Sobre as oportunidades perdidas, o especialista cita a caderneta da poupança, ainda uma das alternativas favoritas dos brasileiros para guardar dinheiro. Com o País registrando a taxa de juros mais baixa da história, ela rendeu 1,4% durante todo o ano de 2020. A inflação, por outro lado, foi de 4,52%. “Ou seja, o dinheiro na poupança teve um rendimento real negativo. Ele perdeu poder de compra”, esclarece. “Isso já vem fazendo com que algumas pessoas fujam da renda fixa para buscar mais rendimentos em ações, fundos imobiliários e fundos de investimentos. E se consegue buscar uma boa rentabilidade com um bom nível de segurança.”

Pensa em entrar nessa? Barreto explica que o investidor, após ficar bem informado, dá seu primeiro passo ao abrir uma conta junto a uma corretora. O processo é simples, por vezes até menos burocrático do que em um banco. Então, ele vai decidir no que e de que forma quer investir. “O trabalho de um assessor é esse. É sentar com a pessoa, identificar o perfil dela, conversar sobre os objetivos que ela tem com aquele dinheiro e, então, montar uma carteira de investimentos bem diversificada”, coloca.

E diversificação é uma palavra importante. “A gente preza muito por isso. Se o sujeito coloca R$ 100 mil num único investimento, ele vai estar exposto somente a esse investimento, então ele acaba correndo um risco maior”, aponta o especialista. É a mesma lógica, por exemplo, de ter muito dinheiro investido apenas num imóvel, sob o risco de desvalorização e outros imprevistos; além da dificuldade de acessar o dinheiro aplicado nele quando necessário. “No mundo dos investimentos, a gente busca diversificar, por exemplo, entre classes de ativos, entre ativos de diferentes geografias que não fiquem atrelados somente ao Brasil; colocar o capital num investimento que te dá mais segurança, em outro que te dá retorno, tudo de acordo com o perfil e os objetivos do investidor”, completa.

Profissional especializado faz a diferença, sem custos extras
Assessor de investimentos, Cleisson Barreto reconhece que muita gente tem receio de investir, fenômeno que, ele reforça, precisa ser sanado com a busca da informação. O especialista explica que é justamente tendo uma carteira de investimentos diversificada e focada no longo prazo que os eventuais riscos podem ser mitigados. “Com certeza, maior o horizonte de investimentos, melhores os retornos e a segurança”, pontua. E nessa linha, um auxílio profissional pode fazer a diferença.

“Eu trabalho com a JB3 Investimentos; e nós temos profissionais acompanhando os ativos 24 horas por dia e fazendo relatórios. São pessoas que trabalham com inúmeras teses, inúmeras técnicas de investimento e acompanhando tendências para fazer o patrimônio do investidor render, por vezes, 20, 30, 50 vezes mais do que a poupança”, destaca.

O trabalho do assessor, assim como o da corretora, é custeado pelas taxas pagas pelo investidor para a administração e corretagem – a do fundo de investimento, por exemplo, gira em torno de 2% ao ano. A taxa é a mesma, havendo um contrato com o assessor ou não. “É tudo muito transparente e pode fazer a diferença. É um assessor que vai acompanhar a carteira do cliente para ele focar na vida e no trabalho dele”, finaliza Barreto.

Últimas Notícias

Destaques