Consumidor exige ser bem tratado nos estabelecimentos em que compra
Neste sábado, 15, é comemorado o Dia do Cliente. A data foi instituída em 2003, no Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho, especialista em Marketing e Recursos Humanos, João Carlos Rego. O objetivo foi estreitar os laços entre comerciantes e consumidores.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Montenegro, Tiago Feron, a data homenageia a figura tão importante que é o cliente. O gestor ainda destaca que ele é a única razão de existir todos os produtos e serviços das empresas.
“A data é fundamental para o comércio, pois aprimora relações comerciais, estimula ações de capacitação profissional para a prestação de serviços de melhor qualidade, e cria novas oportunidades de negócios”, explica.
De acordo com ele, o Dia do Cliente foi feito para ser de homenagens e de agradecimentos. A iniciativa também foi criada a partir da constatação de que a fidelização e o relacionamento com o cliente são ações pouco desenvolvidas no País. “É para mostrarmos aos clientes o quanto eles são importantes. Um dia para promoções especiais, campanhas de vendas, anúncios, campanhas publicitárias, ações de marketing promocional, decorações, brindes e tudo o mais que puder ser feito para reverenciar a figura do cliente”, completa.
Ainda promover uma ampla conscientização coletiva a respeito da importância da figura do cliente. “Nosso comércio de Montenegro, precisa se atentar a essas datas comemorativas para potencializar suas vendas, vamos fazer um trabalho forte junto aos lojistas neste sentido nos próximos anos”, conclui.
Além do produto, a busca por um bom atendimento
Angélica Angeli é vendedora em uma loja de eletrodomésticos, móveis e eletrônicos. Ela enaltece a importância do cliente, afirmando que vai além de ser quem paga o salário dos atendentes. “É aquela pessoa que te motiva a acordar de manhã e que proporciona a empolgação em estar junto na realização dos seus sonhos e no desafio de dar o melhor de si ao outro”, defende.
Angélica conta que o perfil de consumidor mudou com o passar do tempo, e que, atualmente, ele busca um bom atendimento. “Não pesquisa apenas preço, ele quer o lugar onde ele tenha além da necessidade que ele está buscando, com alguém que conheça bem o produto”, salienta.
A relação com eles? Muito próxima, segundo relata, fazendo-a ter certeza da profissão que escolheu. “Faço questão de passar meu número pessoal para qualquer problema que venha a acontecer e, até mesmo, para compras futuras. Acredito que hoje o principal é manter uma boa relação. O cliente não é apenas uma compra, é uma relação que a gente tem a intenção de durar por muitos anos”, conclui.
Maria Edi Correa, 67 anos, já tem os estabelecimentos certos em que compra. “E eu sempre espero que o atendimento melhore. Se chegar em um lugar e for bem recepcionada, certamente retornarei. Caso contrário, não coloco mais os pés”, relata.
Também Tercília Rodrigues Babosa, 68 anos, espera ser bem atendida nos estabelecimentos em que percorre. “Além de encontrar preços bons, principalmente para nós, vovós, que precisamos comprar muitos medicamentos. Acho que esse é o setor em que mais sou cliente”, termina.