A Prefeitura de Montenegro garantiu o pagamento de 38,17% do IPTU 2019 na modalidade de cota única. Os contribuintes que já quitaram o imposto puderam aproveitar descontos de até 10%, fazendo o pagamento em uma só parcela. R$ 6,060 milhões foram garantidos nessa etapa, que encerrou em 30 de abril.
Proporcionalmente, houve queda no número de contribuintes que pagaram o IPTU mais cedo em comparação com 2018. Estes foram 39,33%. Com mais áreas tributadas, no entanto, o valor arrecadado em 2019 foi mais alto que os cerca de R$ 5,6 milhões adiantados em cota única no ano passado.
“Consideramos uma vantagem tanto para o contribuinte que terá um benefício, como para o Município que, ao arrecadar um percentual significativo em cota única, reduzirá a inadimplência e, consequentemente, aportará mais recursos em saúde, educação e manutenção da cidade”, avalia a diretora de Receita da Prefeitura, Luciana Barreto De Almeida.
A opção pela cota única vem sendo impulsionada por uma mudança de procedimento iniciada ainda em 2017. O Município passou a entregar os carnês de IPTU só em meados de abril, com eles chegando aos contribuintes após já terem sido quitadas outras despesas como o IPVA, as férias e as matrículas escolares.
A expectativa pela modalidade para este ano era até maior. Em entrevista recente, o secretário municipal da Fazenda, Nestor Bernardes, previa que a metade dos débitos já tivessem sido quitados até o último dia 30. O IPTU 2019 teve reajuste de 3,51%, seguindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Quem parcelar o tributo, realiza o pagamento em oito vezes, com vencimentos no dia 10 de cada mês, mas sem direito a descontos.