Verão deve trazer calorão e estiagem

O Verão no Hemisfério Sul começa hoje, 21 de dezembro. Segundo informações publicadas pela MetSul Meteorologia, 2022 termina sob a influência do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico. Mesmo que esteja enfraquecido, o fenômeno traz consequências. Este verão começa com chuva ainda mais irregular do que o normal, com valores abaixo das médias históricas e déficit de precipitação em muitas áreas do Rio Grande do Sul.

Em algumas regiões gaúchas, a estiagem pode atingir níveis de moderada a forte. Com isso, partes do Estado devem voltar a enfrentar problemas de falta de chuva mais volumosa com perda de produtividade nas safras de Verão, diminuição dos níveis dos rios, risco de escassez de água para consumos humano e animal e mais decretos de emergência por seca, além de risco acentuado de incêndios em vegetação (queimadas). É fundamental destacar que não se espera para o verão de 2023 estiagem tão forte como a que assolou o Sul do Brasil na Estação em 2022.

A MetSul projeta, ainda, um Verão com temperatura acima da média histórica na grande maioria das cidades gaúchas, com episódios de calor muito intenso. As máximas podem ficar próximas ou até superar os 40ºC em partes do Estado. Como se antecipa um Verão com alguns períodos secos e longos, é alta a probabilidade de se registrar ondas de calor neste Verão, não se descartando uma intensa. Mesmo sendo Verão, é provável que ocorram dias de temperatura amena com maior influência de rápidas passagens de ar frio de trajetória marítima afetando mais o Sul e o Leste do Estado, especialmente em março. (IF)

Últimas Notícias

Destaques