Orientações ao contribuinte foram repassadas pela SMF
A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) emitiu uma nota, nesta sexta-feira, 10, com orientações ao contribuinte sobre o IPTU 2025. Diferente da maioria das cidades, onde o imposto é cobrado nos dois primeiros meses do ano, em Montenegro, o vencimento da cota única ocorre somente no dia 30 de abril. Já o parcelamento em oito vezes começa dia 10 de maio. Esta prática foi adotada há alguns anos porque este é um período de grandes despesas para as famílias, como a quitação do IPVA, matrículas e compra de materiais escolares.
“Muitas pessoas estão nos ligando, buscando informações sobre os carnês”, afirma o secretário Antônio Miguel Filla. “Eles serão disponibilizados no portal do Município e encaminhados para a casa dos contribuintes em março. Ninguém precisar vir até a Prefeitura ou telefonar”, explica.
As famílias e os profissionais autônomos atingidos pelas enchentes de maio ficaram isentas do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN fixo) referentes ao exercício de 2024. Porém, quando a lei foi aprovada, muitas já haviam pago o tributo em cota única ou iniciado a quitação parcelada. Esses valores serão descontados este ano.
O cálculo está sendo realizado automaticamente pelo sistema de cobrança. Não há necessidade de o contribuinte fazer a solicitação. Quando receberem os carnês de 2025, os beneficiários já terão o valor informado corretamente.