Tradição que perdurou por quatorze anos, o projeto do almoço anual dos ex-funcionários do Frigorífico Renner será descontinuado. Prestes a fechar o terceiro ano sem realização em função da pandemia, a comissão organizadora que deu o start à reunião em 2006 decidiu por encerrar a atividade. O motivo é a alta dos custos dos produtos alimentícios e a dificuldade em conseguir parcerias que, tradicionalmente, costumavam doar carnes para os almoços.
“Por quatorze anos, nós conseguimos fazer o almoço cobrando cinco, dez reais por pessoa, porque o mais caro era a carne; e isso a gente ganhava. Mas com a pandemia mudou tudo. O preço da carne está lá em cima e já não conseguimos doações”, explica Flávio Brochier, um dos organizadores. “Era bonito de ver, duzentas, duzentas e cinquenta pessoas reunidas, todos com brilho nos olhos; gente que fazia tempo que não se enxergava. Mas se tivéssemos que cobrar 35, 40 reais das pessoas, alguns até teriam condições de ir, mas já não teríamos mais como reunir todas as pessoas. Perderia o sentido de a gente fazer essa festa.”
O encontro ocorria, tradicionalmente, no início de novembro, reunindo centenas de ex-funcionários que rememoravam os tempos de glória do frigorífico que marcou a história de Montenegro; até seu fechamento nos anos 80. “Aquilo lá era uma escola e todo mundo era amigo. Era impressionante. Teve oportunidade em que o Frigorífico tinha 700 empregados”, conta Brochier.
Anunciando o fim do projeto, a comissão organizadora dos almoços anuais faz menção a nomes como o de como Flavio Simon; Inajara Krall; Itamar Roehe; José Glacedir Caramês; Manoel Rambor; Nelson Bender; Nelson Willers; Pedro Martins, Noeli Martins e sua equipe; Paulinho Soares; Rubilar Santos; Telmo Mello; e das empresas Frangosul, JBS, Agrogen e OuroSul; que contribuíram para fazer o evento acontecer ao longo de sua história. “Também, à todos os ex-funcionários do frigorífico que ainda estão entre nós, o nosso agradecimento pela amizade e pelo carinho que sempre tivemos. E aos que já partiram, os nossos sinceros votos de pesar a todos seus familiares”, traz nota da comissão. (DM)