Aniversário foi celebrado na Praça do Grêmio Gaúcho
A Biblioteca Telecentro, no bairro Timbaúva, festejou os seus oito anos em um evento marcado pelo reencontro com a comunidade. Diversas atividades, na Praça do Grêmio Gaúcho, fizeram parte da comemoração de um dos espaços mais importantes do Município. O projeto Troca-troca de Livros foi novamente destaque no evento, assim como as apresentações de alunos de escolas da rede municipal e da Fundarte e atividades com empreendedoras negras da Sociedade Beneficente Floresta Montenegrina.
Para Maria Terezinha Kraemer Canello, a Nica, diretora da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira, a comemoração pelos oito anos do Telecentro também foi uma forma de reencontro da comunidade com as atividades culturais. “A pandemia de Covid-19 afastou, de alguma forma, o público que frequentava o espaço. Então essa é uma forma de comemorarmos juntos mais um ano de vida da nossa Biblioteca Telecentro”, destacou Nica.
Um dos destaques do evento foi a apresentação dos alunos do Jardim B da EMEI Santo Antônio. Os pequenos encantaram a todos com uma encenação de uma história de Natal seguida de coreografia. Tatiane da Rosa Pinheiro Castro, professora da turma, conta que a ideia de trabalhar o tema veio durante as contações de histórias. “A gente trabalha muito com o lúdico e com o canto, e como está chegando uma época do ano que eles adoram, resolvemos trazer esse tema da magia do Natal”, destaca. Segundo a professora, a apresentação foi formatada também com a ajuda das famílias. “Pegamos uma história de Natal e dramatizamos. A partir disso as famílias ajudaram, contando como era o Natal na época dos pais. Então escolhemos uma música, que eles adoraram, e representamos isso convidando as pessoas para entrar nessa magia do Natal”, diz Tatiane.
A secretária de Educação e Cultura de Montenegro, Ciglia da Silveira, destacou a importância do Telecentro para a população do bairro Timbaúva. “Ter um espaço para essa zona aqui do Município é fundamental para que a agente possa oferecer novas oportunidades pra quem tem uma dificuldade maior de chegar até o Centro, onde está a Biblioteca Municipal”. Ciglia destacou ainda a relevância do local também como centro de formação, ao oferecer para a comunidade curso um de informática. “Nosso muito obrigada a todos os profissionais e toda a comunidade que ajudaram tornar esse espaço um referência em Montenegro”, afirmou.
Saiba mais:
O Telecentro oferece diferentes serviços gratuitos à comunidade. A biblioteca dconta com obras literárias ao acesso da população. Uma sala com computadores conectados à internet também pode ser acessada pela de forma gratuita.
O Telecentro fica localizado na Rua Dr. Bruno de Andrade, 1515, no bairro Timbaúva. O espaço funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min.