Oficinas, contação de histórias, espetáculos teatrais e interação com o público. Estas são algumas das atrações do projeto “Teatro a Bordo”, que estaciona na Estação da Cultura para apresentar “Caixola de histórias”. As atividades, que ocorrem nos dias 27 e 28 de junho na Estação da Cultura, foram pensadas para contemplar as crianças.
Para a quinta-feira, dia 27, estão previstas, além de um cortejo dos artistas pelas escolas, oficinas de confecção de bonecos e de contação de histórias. Essas atividades são uma preparação para as apresentações abertas ao público, na sexta-feira, 28, na Estação da Cultura.
A trupe do Teatro a Bordo criou seu novo espetáculo, “Caixola de histórias”, pensando na diversidade cultural do Brasil. A equipe utiliza técnicas do teatro de animação, sombras e música ao vivo para encenar pequenas histórias que retratam o misticismo indígena, a resistência do povo, a força da natureza e a alegria das festas populares. Para finalizar a montagem, homenageando a cidade onde o contêiner-palco está estacionado, uma nova cena é criada com base nos registros da memória popular local coletados em uma oficina de contação de histórias, que acontece no primeiro dia do projeto na cidade. A oficina é aberta a educadores, artistas e demais interessados.
O projeto Teatro a Bordo – “Caixola de Histórias” é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Instituto CCR, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da CCR ViaSul, em uma realização da Berthi Produção e Arte, com apoio da Prefeitura Municipal de Montenegro.
Teatro a Bordo em Montenegro
27 de junho:
8h30 às 15h: cortejo nas escolas
15h: oficina de confecção de bonecos para o público escolar
18h30: oficina de contação de histórias na Estação da Cultura
28 de junho:
11h: cortejo de chegança dos artistas pelo bairro
14h30min: teatro A Princesa e o Gigante
17h30: apresentação de artistas locais
18h30: sessão de curtas-metragens
19h: teatro Caixola de Histórias