A verificação do estado em que se encontram os hidrantes, a necessidade de ampliação do número e de sinalização destes pontos de coleta de água foram pauta de uma reunião na Câmara esta semana. O encontro, que colocou em torno da mesa representantes do Corpo de Bombeiros, da Corsan e da Prefeitura, foi uma iniciativa do vereador Cristiano Braatz (MDB), presidente do Legislativo. Segundo ele, não se pode esperar que ocorra algum sinistro para tratar desses temas. “Precisamos nos antecipar.”
Atualmente, a cidade conta com 35 hidrantes, que são utilizados para abastecer os caminhões de combate aos incêndios. Segundo o sargento Orlando da Silva, está ocorrendo uma vistoria em todos eles, para diagnosticar cada situação. No bairro São Paulo, próximo ao Cantegril, por exemplo, uma caixa de hidrante estava enterrada, o que inviabilizaria seu uso em caso de emergência.
Conforme o gerente da unidade local da Corsan, Lutero Fracasso, havendo necessidade de instalar mais algum ponto de captação, a companhia providenciará a obra. Quanto à pressão, Lutero explicou que todos têm mais de um quilo. Porém, muitas vezes, a demanda naquele bairro está em alta no momento em que o caminhão vai fazer o abastecimento. Ele explicou, ainda, que é obrigatória, em todo novo loteamento, a instalação de um hidrante.
Uma das preocupações do sargento Orlando é com o fato de que, muitas vezes, não existe sinalização indicando onde está o hidrante e as pessoas acabam estacionando seus veículos, o que prejudica o trabalho. “Existem dois tipos de hidrantes: os de coluna e os de caixa. Quanto aos últimos, muitas vezes, a população nem sabe do que se trata”.
O chefe de Gabinete do prefeito, Rafael Riffel, pediu que os Bombeiros, após o levantamento de todos os pontos, repassem a relação dos que precisam ser sinalizados. “Vou pedir para que a Diretoria de Trânsito faça a marcação de todos estes pontos, indicando que no local é proibido estacionar”, adiantou. Possivelmente, ocorra a instalação de mais dois hidrantes, nas ruas Osvaldo Aranha e Apolinário de Moraes.