Situação do Baixio após o fim de semana é motivo de preocupação

PREFEITURA fará vistoria no local e promete novas lixeiras

Após o último fim de semana, na segunda-feira, 4, Artur Silva, morador de Montenegro, entrou em contato com o Ibiá solicitando uma matéria sobre a situação do Balneário Municipal Afonso Kunrath, o Baixio. Ele relata que após um evento no local, sacos de lixo, garrafas e latas ficaram para trás. “Está uma bagunça. Com garrafas jogadas, sacolas. Um belo ambiente para a proliferação de mosquitos”, destaca. Assim, ele cobra providências do setor responsável na Administração Municipal, após eventos.

A reportagem foi até o Baixio e constatou que o lixo foi colocado dentro de sacos próprios, mas chama à atenção a falta de lixeiras para o descarte. Uma delas é encontrada logo na entrada, enferrujada e quebrada. Além desta, apenas mais uma lixeira é disponibilizada para o descarte após uso.

Lixeira tombada está inutilizável

Após contato via assessoria de imprensa, a Prefeitura destaca que a utilização de espaços públicos, como o Balneário, praças, parques e ruas, para eventos deve ser precedida de um requerimento junto ao Protocolo da Prefeitura. Segundo o esclarecimento, a liberação depende do atendimento de algumas regras e dispara, internamente, orientações a diversos setores para fiscalização, acompanhamento e limpeza.

“Para o último fim de semana, não houve registro de nenhum pedido. Logo, não ocorreu nenhuma orientação de coleta adicional do lixo no Balneário, realizada duas vezes por semana pela empresa responsável pelo recolhimento na cidade. Acredita-se que os resíduos sejam fruto da presença de particulares, que buscaram uma fuga para o forte calor que atingiu a região no último fim de semana”, diz a nota.

Administração Municipal promete mais lixeiras com a construção da cancha de rodeio na área

Sendo assim, a Administração prometeu que ainda na terça-feira, 5, o Departamento de Limpeza Pública iria fazer uma vistoria no local e providenciaria o recolhimento dos resíduos. Quanto à preocupação válida de Artur com o mosquito transmissor da dengue, também há um retorno: agentes da Vigilância em Saúde irão até o Balneário para verificar a existência de focos do Aedes Aegypti.

Com relação a lixeiras, a nota destaca que, em breve, com a construção da cancha de rodeios em área contínua ao Balneário, o espaço receberá melhorias em sua estrutura. “A instalação de novos recipientes de coleta será contemplada”, finaliza.

Últimas Notícias

Destaques