A Cufa Montenegro realiza na próxima sexta-feira, 19, o seminário “Imersão na Cultura e na História Negra”. O evento ocorre das 8h às 11h50min, na Estação da Cultura. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas através do formulário disponível no QR Code ao lado.
Para abordar a nova perspectiva dos negros em termos profissionais e do direito, o seminário terá a participação de Jorge Terra, Procurador do Estado. Já a professora Jaqueline Cristina da Rosa, integrante do Núcleo de Professores Negros de Montenegro e estudante de pós-graduação de história da cultura indígena e afro brasileira, traz para debate o tema da educação antirracista. O evento terá ainda a participação do comunicador músico Mark B, que falará sobre o negro e o racismo nos meios de comunicação. Participa também Ialorixá Nara de Oxalá, trazendo o tema do preconceito e a perseguição as religiões de matrizes africanas, além de Rogério Santos, jornalista e doutor em sociologia, que irá apresentar o projeto Resgate Negro do Vale do Caí.
De acordo com Rogério Santos, o objetivo do Seminário também é mostrar a colaboração da população negra na formação do Vale do Caí. “O passado diz quem somos, apontando os caminhos do futuro. Para preservar nossa identidade, ajudar a conservar nossas raízes, o resgate de nossas origens é fundamental, pois nos permite entender o passado, respeitar o presente e nos prepararmos ao futuro”, diz Santos.