Desafio da acessibilidade no município foi tema em destaque
O programa Estúdio Ibiá dessa quinta-feira, 26, recebeu Valdair da Rosa Silva, conselheiro e ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdped). Também foram exibidos depoimentos da Presidente da Associação dos Deficientes de Montenegro, Cintia Asdeffo.
Cintia destacou o trabalho realizado pela instituição no município. “A entidade tem um pouco mais de 200 inscritos e essas pessoas vêm pedir ajuda pra gente. Fazemos o empréstimo desde uma cadeira de rodas e uma cadeira de banho até camas”, relata.
A presidente da Associação dos Deficientes de Montenegro também destacou a dificuldade para colocar a legislação de acessibilidade realmente em funcionamento. “A acessibilidade é um direito, está no estatuto, mas infelizmente a gente não pode obrigar o estabelecimento público ou do governo a colocar acessibilidade, infelizmente vai do bom senso”, aponta.
Para o conselheiro do Comdped, Valdair da Rosa Silva, ainda há uma grande dificuldade em colocar as normas de acessibilidade da construção civil em prática.
“As normas que regulamentam a construção civil e os espaços públicos são normas nacionais que têm que ser seguidas, mas infelizmente ainda hoje os nossos espaços públicos ainda não estão cumprindo. Nós temos como grande exemplo a própria Prefeitura Municipal, que não tem como receber um cadeirante”, aponta Silva.
Nesse cenário o papel do Comdped se torna ainda mais relevante na discussão da adequação e fiscalização das normas de acessibilidade. “O primeiro passo que o conselho sempre busca é dialogar com o município, tanto o Executivo como o Legislativo. A gente sempre busca esse diálogo pra facilitar essa comunicação em última estância temos que recorrer ao Ministério Público, que é quem garante que os nossos direitos sejam cumpridos”, destaca o conselheiro.
Semana da Pessoa com Deficiência, Montenegro, 2021, Estúdio Ibiá, entrevista, Live
Nesta sexta-feira, às 19h, acontece a transmissão da segunda live da Semana da Pessoa com Deficiência de Montenegro. O tema será “trabalho em tempos de pandemia e a inclusão da pessoa com deficiência”.
Os palestrantes serão Carlos Fernando Petry, analista de Suporte, consultor, palestrante e graduando em Gestão de Tecnologia da Informação e Defesa Cibernética, e Morgana Kremer, musicista e educadora Musical. A live será transmitida pelo Facebook do Comdped Montenegro e não é necessária inscrição prévia.