Conscientização. Programação alusiva ao Dia da Mulher iniciou na sexta-feira e encerrará no próximo dia 10
A programação da Semana da Mulher Montenegrina 2017, instituída por Lei Municipal em 2003, iniciou na última sexta-feira. Até o próximo dia 10, eventos fomentam a conscientização quanto aos direitos das mulheres na vida pública e na particular. A promoção é da Câmara de Vereadores de Montenegro. Conforme a presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), vereadora Josi Paz (PSB), este ano foram convidados representantes de diversas entidades, objetivando atrair um público feminino bem diversificado para as atividades. “Da produtora rural à vitima de violência e em condições de vulnerabilidade social. O propósito é alcançar todas elas”, enfatiza.
De acordo com a presidente, a semana e as atividades programadas são para as mulheres, principalmente. “É para empoderá-las, para que saibam de seus direitos e sua importância na sociedade. Sensibilizá-las para que nunca desistam. E, principalmente, para dizer que há muito a ser conquistado ainda”, explica.
A abertura oficial da Semana teve o discurso de representantes políticos e promotoria da cidade. Uma atividade artística colaborativa, dirigida pela Associação Montenegrina de Artistas, também integrou o evento no plenário do Legislativo pela manhã. A vereadora Josi Paz fez a abertura e em sua fala destacou a luta dos direitos femininos, rememorando o protesto das operárias, em 1857, Nova York, que deu origem ao Dia da Mulher.
No período da tarde, duas palestras entraram na programação. Uma ministrada pelo Centro de Referência de Assistência Social e outra pelo grupo municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids. O público alvo era principalmente as mulheres. Aproximadamente 50 delas compareceram durante a tarde de conversas. A enfermeira e coordenadora Municipal do grupo DST/Aids Helena Maichrzak, e a assistente social, também integrante, Ana Paula da Silva Martins, iniciaram os diálogos, às 14h, com informações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis – termo atual.
As profissionais enfatizaram em toda a fala a importância da prevenção de doenças, com o uso da camisinha, apresentando as infecções mais comuns. O surgimento e contágio do HIV foram demonstrados por uma linha do tempo explicativa.
Assuntos atuais, entre eles a recente orientação de vacinação contra HPV também para meninos entraram em pauta, na ocasião, além de dados do município, como o número de infectados pelo vírus HIV, que cadastra 945 pessoas. “O trunfo é prevenir”, chamou a atenção Ana Paula.
Na segunda parte da tarde de sexta-feira, às 15h30min, a palestra debatendo o papel da mulher na sociedade foi apresentada às participantes.
Intitulada “Mulheres, quem são? O que querem?”, ela foi dirigida por representantes do Cras. A psicóloga Rosineia Gass, as assistentes sociais Jocilene da Silveira e Mára Martins Hellfeldt, juntamente da coordenadora Mônica Müller fizeram uma reflexão partindo da ótica feminina na sociedade.
O papel da mulher, que vem pouco a pouco sendo conquistado, e a construção social de gênero foram explicados. Houve a dinamização das explicações com slides demonstrativos e apresentação de dados. Termos como “tripla jornada de trabalho” e “menor salário” foram relacionados à realidade feminina.
Ex-patronos da Feira do Livro realizam debate nesta segunda
Hoje haverá um bate-papo literário com os escritores Carina Luft, Marcia Martiny e Oscar Bessi, ex-patronos da Feira do Livro de Montenegro, com o tema “A mulher na Literatura”, alusivo ao Dia Internacional da Mulher.
O debate terá como mediador o Agente de Cultura e Lazer do Serviço Social do Comércio (Sesc) Montenegro, Mateus Araújo, na Câmara de Vereadores de Montenegro, às 19h. A entrada é franca. A atividade faz parte da programação da Semana da Mulher que a Câmara realiza. Além disso, durante o encontro, a Biblioteca Municipal Hélio Alves de Oliveira realizará troca-troca de livros.
Programação especial para valorização do sexo feminino
Nas outras edições da Semana da Mulher, os dias eram marcados por palestras e exposições, mas neste ano haverá ainda mais novidades, como um passeio ciclístico organizado pela Aciclomonte, às 20 horas do dia 8. Segundo Leila Ternes, Diretora de Assistência Social da Prefeitura, o objetivo é valorizar ainda mais a mulher em seus diferentes setores de atuação, tanto aquela que está empregada como a que fica em casa.
“E que nem por isso trabalha menos que aquela que faz dupla jornada”, ressaltou. O presidente do Legislativo, Vereador Neri Mello Pena (PTB), o “Cabelo”, salienta que a mulher é importante desde o dia de nosso nascimento. “Começando pela mãe da gente, pela esposa, assim como no dia-a-dia de cada um de nós. Todas nossas famílias começam por uma mulher, vamos valorizá-las melhor”, declarou.
Já a vereadora Rose Almeida (PSB), o evento trata-se de um momento de extrema importância para os edis. “Não somente para as mulheres, mas aos homens que compõe esta Casa”, afirmou. Ela ainda alimenta a esperança de ver a Câmara composta por no mínimo 50% de mulheres. “Eu e Josi estamos representando aqui a mulher montenegrina, com muita garra e muito ânimo”, salientou.
Em reunião realizada no Legislativo, estiveram presentes: Secretaria Municipal de Saúde, ACI Montenegro/Pareci Novo, igreja Assembleia de Deus, Secretaria de Assistência Social/CRAS, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Montenegro (Comdim), Delegacia da Mulher, Sindilojas, Comunidade Cristã Esperança, Coletivo Feminista Vênus Maria, Sindicato dos Municipários de Montenegro, Igreja Batista Nacional Ágape, Emater/Montenegro e Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar.
Programação de hoje
9h – Programação na Associação Floresta Montenegrina;
19h – Bate papo literário – “Mulheres na literatura” (Participantes: Carina Luft, Marcia Martiny e Oscar Bessi. Mediação: Mateus Araújo do SESC) com troca de livros em parceria com a Biblioteca Pública Municipal, na Câmara de Vereadores;
22h – Sessão de Cinema Gratuita Especial: Semana da Mulher – As Sufragistas – Distribuição de 194 senhas, que serão distribuídas na bilheteria do Cine +Arte, nesta segunda-feira, a partir das 20h;