Saúde. Idoso aguarda por operação de catarata. Além dele, outras 61 pacientes montenegrinos estão esperando que essa fila do SUS ande
O aposentado Valter Diestel Sobrinho, de 79 anos, não tem informações precisas de quando será submetido à cirurgia de catarata que tanto precisa. Enquanto isso, sente que lentamente sua visão piora a cada dia que passa. Assim como ele, outras 61 pessoas aguardam pelo serviços de Oftalmologia em Montenegro.
A luta de Valter teve início em 2017. Ele não estava enxergando direito e procurou atendimento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Depois de alguns meses, o idoso teve a consulta agendada com um profissional que atuava no Hospital Montenegro (HM). O médico avaliou o caso e encaminhou para realizar cirurgia de catarata em ambos os olhos.
Valter saiu do consultório e foi direto para casa, sem saber que teria de passar no setor de marcações para colocar o nome na lista de espera. Meses depois, durante uma conversa, a esposa perguntou se ele havia passado na portaria do HM para colocar seu nome na lista de espera pela cirurgia, Valter lembrou que não havia feito isso. Ele voltou ao local e foi informado que precisaria aguardar um “encaixe” e passar novamente pelo médico.
Tudo ocorreu bem e logo ele conseguiu ser atendido. Mas foi preciso aguardar cerca de seis meses até a cirurgia. Em agosto deste ano o procedimento foi realizado no olho esquerdo. Valter foi informado que teria de aguardar 30 dias para operar o outro olho. Porém, nesse meio tempo o HM deixou de ser referência nesse tipo de atendimento.
De setembro até agora o aposentado já esteve várias vezes na Secretaria Municipal de Saúde em busca de uma solução para o seu problema. Ele e outros pacientes chegaram a ser levados para uma clínica em Portão. Mas, ao ser solicitado uma série de exames que, segundo ele, teriam de ser pagos particular, o idoso desistiu de ser atendido no local.
Novamente procurar a Secretaria de Montenegro, onde foi informado que o órgão tomaria providencias quanto a sua necessidade. Ele voltou para casa e aguardou contato, que ainda não aconteceu. Há 20 dias retornou à repartição pública, desta vez, disseram que em três dias teriam uma resposta, mas até hoje o aposentado aguarda pelo retorno. “Aí eu fiquei nesse impasse. O que eu faço? Estou enxergando mal”, questiona.
O que diz a Secretaria Municipal da Saúde sobre o caso
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Montenegro, o caso do seu Valter foi encaminhado para o Sistema SISREG, que faz a regulação das consultas e é de responsabilidade do Estado. Agora, é preciso aguardar a liberação de atendimento na referência em Oftalmologia no município de Portão. Veja o que mais informa a SMS.
Jornal Ibiá – Qual o procedimento a ser seguido para que seu Valter possa ser operado?
Secretaria Municipal da Saúde – Neste momento, por já encontrar-se cadastrado no Sistema de Regulação, basta aguardar o agendamento da consulta. Frisamos que esta regulação é realizada pelo Estado, cabendo ao Município apenas o cadastramento no Sistema.
JI – Quantas pessoas aguardam na fila por uma cirurgia de catarata?
SMS – Neste momento estão aguardando na fila o total de 61 pacientes.
JI – O que estas pessoas devem fazer agora que não há atendimento em Montenegro?
SMS – A partir da data de 31/08/2018, quando o Hospital Montenegro deixou de ser a referência para a especialidade Oftalmologia, foi designada uma nova, sendo a Clínica São Pietro no Município de Portão, a qual passou pelo tramites de liberação da VISA. Por se tratar de especialidade não abrangida pela Atenção Básica, os encaminhamentos são realizados via sistema de regulação, de gestão do Estado.
JI – Pacientes chegaram a ser encaminhados para uma clínica ou hospital em Portão?
SMS – Até a presente data (18/12), já foram encaminhados 15 pacientes para consulta.
JI – Os exames neste local foram cobrados dos pacientes de forma particular?
SMS – Não, todos os pacientes são encaminhados pelo Sistema Único de Saúde.
*A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual da Saúde, que informou que a Clínica São Pietro poderia fornecer informações sobre o tempo de espera para a cirurgia. Porém, a pessoa responsável pelo setor de agendamentos de cirurgias não foi encontrada.