Mesmo com o fim do Horário de Verão, decretado pelo presidente Jair Bolsonaro em abril desse ano, muitas pessoas acordaram mais cedo no último fim de semana. Isso se deve a alguns, ou até à maioria dos aparelhos celulares terem a função de atualização automática do horário, causando confusão nas redes sociais e dentro das casas da população brasileira. Ao assinar o decreto que aboliu o Horário de Verão, a justificativa foi de que estudos analisaram pouca economia de energia no período e como o relógio biológico da população é afetado.
O assunto, desde que surgiu, sempre causou especulações e polêmicas, mas agora, sem o horário habitual da época, a população tomou consciência de que não teremos mais uma horinha a mais no fim da tarde. Sendo assim, um novo burburinho tomou conta, ainda dividindo opiniões também em Montenegro.
Gabriel Flach, 16, sentiu na pele os efeitos de um despertador com horário errado. Ele conta que esqueceu que o celular adiantou automaticamente uma hora e foi para a escola nessa segunda-feira, 21, às 6h30min ao invés de às 7h30min. “Eu viajei, não lembrei que estava adiantado”, relembra. Ele é um dos que não aprovam o fim do Horário de Verão, mas acha que, com a mudança, a confusão será menor. “Eu prefiro muito mais, porque aí anoitece mais tarde, mas também sempre que muda é uma confusão”, confessa.
Jonathan Motta da Paixão, 28, vê o lado bom e o ruim na mudança decretada. “Eu gostei em partes, porque eu trabalho muito cedo e com o Horário de Verão dormimos tarde e consequentemente, menos. Mas não curti porque com o horário ia todo mundo para a rua até mais tarde e tinha sol até altas horas. Era muito melhor para sair e curtir com os amigos”, afirma.
Já Tatiane da Silva Ribeiro, 27, é totalmente contra a mudança. “Eu não gostei do fim do Horário de Verão porque eu gostava bastante de sair do trabalho e ainda poder aproveitar algumas horas com a luz do dia”, pontua.
Daerson Adriani de Oliveira Dutra, 51, acha que seria interessante prorrogar o Horário de Verão. “É uma medida que traz economia de energia e beneficia vários setores. O consumo de água, por exemplo, também está relacionado com o uso de energia”, finaliza ele.