Ruas receberão melhoria no asfalto para serem alternativa à Bruno de Andrade

Solução do trânsito “caótico” da principal via na Timbaúva é uma das demandas solicitadas pela comunidade

Considerada a principal via da Timbaúva, além de acesso ao Centro, a rua Dr. Bruno de Andrade abrange um dos principais comércios, supermercados e estabelecimentos públicos do bairro. Com possibilidade de estacionamento dos dois lados – por ser mão dupla – a rua acaba se tornando estreita, dificultando a passagem de veículos que constantemente passam pelo local, e assim, potencializando também os riscos de acidentes. Uma das alternativas encontradas pela Administração Municipal para ajudar a desafogar o trânsito da rua, é o recapeamento da rua Mário Inácio, e adjacentes.

Um consenso existente entre comerciantes, moradores, pedestres e motoristas é que o trânsito da Bruno de Andrade é caótico em determinados horários do dia. Moradora e comerciante, Nailde Fachini, relata que o pior problema é o movimento. “Final de tarde é uma loucura. Agora não está dando tanto acidente, mas na esquina já deu bastante”, relata.

Ela relembra que a Via II inicialmente era para ter sido uma alternativa ao trânsito do local, mas que nunca funcionou. “Tem que passar muito devagar de carro (na Bruno de Andrade), tem que ter o maior cuidado, ainda mais nas esquinas”, completa.

Morador da Via II e motorista há mais de 30 anos, Zilmar da Motta Lencina, passa diariamente pela rua Dr. Bruno de Andrade. “Esse trânsito já viraram ele várias vezes para mão única, mas nunca deu resultado, porque ela é muito estreita. Já botaram até ônibus pela Via II para isolar aqui e não deu certo”, declara. Segundo ele, o pior momento é no final de tarde, mas, afirma que muitos motoristas já estão acostumados com o caos.

Para quem precisa atravessar a rua ou pegar um ônibus também não é fácil. Valdomiro Antônio Ferreira, relata que é comum ir até o local fazer compras e esperar por ônibus, e quase sempre enfrenta o problema do trânsito. “É complicado para passar, não é fácil. Como pedestre fica ruim, se não abrir o olho dança”, diz.

Nos próximos dias, a Administração Municipal irá começar uma obra de recapeamento asfáltico na rua Márcio Inácio. Segundo o Executivo, essa é uma das alternativas encontradas para ajudar a desafogar o trânsito da Bruno de Andrade. Além disso, também receberão intervenções, posteriormente, as ruas Capitão Jacinto José Fernandes (trecho entre a Mário Inácio e a praça), Catarina de Andrade (até a praça), anel viário em torno da praça São Pedro, Lourenço Wolf (até a rua Acácia), Acácia (até a T. Weibull) e o prolongamento da Gustavo Mottin (trecho entre a Mário Inácio e a Bruno de Andrade).

De acordo com o Executivo, na medida do possível, alterações que tragam maior segurança ao trânsito da cidade serão feitas com base em estudos técnicos. “Por isso, a Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento elaborou termo de referência para contratar uma atualização do Plano de Mobilidade Urbana”, pronuncia a Assessoria de Comunicação.

A previsão é de que, até fevereiro, o trabalho comece a ser realizado, com a definição de soluções para os maiores gargalos do tráfego urbano. A Bruno de Andrade é uma das vias que foi tratada como prioridade.

De acordo com o secretário Fabrício Coitinho, as medidas a serem adotadas não podem levar em conta apenas opiniões. É preciso avaliar os fluxos, demandas por transporte coletivo, horários de pico e os impactos sobre o entorno. “Não adianta resolver um problema e criar outro”, sintetiza.

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