Religiosos celebram São Jorge e Ogum no domingo

No próximo domingo, dia 23, acontece o desfile em homenagem a São Jorge e a Ogum, em Montenegro. O evento é realizado pelos praticantes de religiões afro-brasileiras.
“Todos são convidados. Com menos preconceito, o mundo vai pra frente”, declarou Jhozy Azeredo, neta da umbandista Tia Cica. Ela ressalta que qualquer pessoa, independente de religião, pode participar e manifestar sua fé em Ogum e em São Jorge.

O encontro acontece a partir das 8h30min. Às 10h sairá uma caminhada da esquina entre as ruas Ramiro Barcelos e Santos Dumont (em frente ao supermercado Mombach). A procissão seguirá pela Ramiro Barcelos até a praça Rui Barbosa, onde haverá uma oração do Pai Nosso, seguida da oração de São Jorge. Após, será cantado o hino da Umbanda, ponto de Oxalá e começarão a ser entoados pontos de Ogum, embalados por tambores da Umbanda.
Essa é a segunda vez que a manifestação acontece na cidade. Em 2016, cerca de 60 pessoas vestidas de branco chamaram atenção para o preconceito que ainda existe em relação à religião.

Jhozy explica que, apesar de ser organizado pelo Povo de Terreiro, a procissão homenageia também o santo católico, São Jorge, como forma de celebrar e respeitar as diferenças.
Tanto o santo quanto o orixá são considerados guerreiros e celebrados no dia 23 de Abril. Eles foram associados um ao outro durante a catequização dos escravos no Brasil, através da Literatura dos Jesuítas. Essa junção é o que chama-se de sincretismo religioso.

Apesar da associação, há diferenças entre os guerreiros da Umbanda e do catolicismo. Um exemplo é o fato de São Jorge supostamente ter nascido na região da Capadócia e vivido como padre e militar romano do exército do imperador Diocleciano. Sobre Ogum, a história diz que era um guerreiro que brigava para proteger a cidade de Ifé (antiga cidade Yorubá na Nigéria), contra os reinos vizinhos. Ele que teria ensinado aos homens como forjar o ferro e o aço.

Últimas Notícias

Destaques