Fé. Luteranos refletem e celebram a vontade de Deus a partir das escrituras
Nessa quinta-feira, 31, é celebrado os 502 anos da Reforma Protestante, realizada por Martim Lutero, e a Comunidade Luterana de Montenegro terá diversas ações voltadas à data. O feriado Municipal será marcado por duas celebrações, uma na Igreja da Ressurreição, no Centro, às 18h, com a participação do Coral Luterano, e às 20h, será realizado um culto paroquial em Campo do Meio, com a participação do Grupo Instrumental Semear. Além disso, outros eventos também farão parte da programação, como inauguração de um novo espaço de celebração e panfletagens.
De acordo com o pastor Marcio Simões da Costa, a reforma não se limitou apenas aos muros da Igreja, mas, a partir da Teologia teve uma influência em toda a sociedade, sendo um dos pontos fortes a educação. “Se houve toda uma transformação social, tanto na economia, como na cultura, nas artes, na música, como também na educação, e esse ano o foco é na educação envolvida na sociedade como também uma herança da Reforma”, explica.
Para a Igreja Lutera, a palavra de Deus está sempre acima. Ela é que normatiza toda conduta de vida, de celebração, e de espiritualidade da sua comunidade. A Igreja Luterana é a Igreja mãe do Município, segundo o pastor. “Nós fomos a primeira comunidade cristã fundada aqui, antes mesmo de se chamar Montenegro, e a primeira Igreja construída. Passamos por muita coisa até chegar aqui”, diz Marcio.
Lutero não queria dividir a Igreja
Martim Lutero, promotor da Reforma Protestante, era doutor em Teologia, professor do seminário de Wittemberg e padre alemão. Lutero nunca quis separar a Igreja, mas mudar pontos que considerava errôneos no catolicismo. “Lutero não queria dividir a Igreja, mas ele queria que ela fosse reformada de práticas humanas que desvirtuaram da Igreja Cristã primitiva, e como ele não foi aceito os príncipes resolveram apoiar e continuar a idéia dele”, diz Simões.
As Igrejas Luteranas têm os chamados escritos confessionais, que é o que deram origem à Reforma. Antes mesmo de Lutero vieram outros pré-reformadores, mas só ele conseguiu efetivar a mudança. “Quando Lutero começa a ter acesso às escrituras, ele percebe coisas diferentes, fica revoltado com o que a Igreja estava fazendo e escreve as 95 teses, prega na porta do castelo de Gutenberg no dia 31 de outubro, que era a véspera do Dia de todos os Santos, e aquilo se alastrou”, relata o pastor.
Movimento religioso, político e cultural
A Reforma Protestante foi um movimento religioso, mas também político e cultural que queria reformar a Igreja. De acordo com o pesquisador e Teólogo montenegrino Eduardo Kauer, utilizou de muitas idéias de outros pré-reformadores, mas escreveu muitas obras também em sua vida.
Kauer aponta que Lutero defendia que a salvação é de graça, e não há nada a se fazer para ganhar salvação de Deus. “Lutero dizia que apenas Cristo podia nos salvar, e que Deus nos dá isso de graça. Somente pela fé, e pela bíblia”, fala.
Uma das principais consequências da Reforma foi na educação. “O domínio da Igreja era muito pelo poder da autoridade, e o Lutero como era professor ele começa a dizer que tem que ser pela razão e pela bíblia, e uma das consequências desse pensamento dele é de que as pessoas não deveriam ser forçadas a uma religião, mas que elas deveriam aprender a religião, e para isso era necessário aprender a ler e escrever”, explica. O pesquisador ainda relata que Lutero e príncipes da época começaram a insistir na escolarização da população, sendo um dos pontos fortes da comunidade desde então.
Confira a programação dos 502 anos da Reforma Protestante
31/10: 18h – Culto na Igreja da Ressurreição, no Centro, às 18h, com a participação do Coral Luterano.
20h – Culto paroquial em Campo do Meio, com a participação do Grupo Instrumental Semear.
02/10: 8h – Inauguração de um espaço de celebração no Cemitério Evangélico, no culto de Finados.
13/11: 19h30 – Apresentação da Orquestra da Unisc, na Igreja da Ressurreição.
16/11: 19h30 – Evangelização no Pronto de Pregação do bairro Santo Antônio.
17/11: 19h30 – Evangelização no Pronto de Pregação do bairro Santo Antônio.
18/11: 9h – Evangelização no Pronto de Pregação do bairro Santo Antônio.
Panfletagem sobre a Reforma Protestante, no bairro Santo Antônio. Ainda sem data definida.