Doze jovens montenegrinos receberam, no sábado, dia 16, o certificado de conclusão do curso de elétrica básica e residencial do projeto “Saber nunca é demais”. As aulas foram totalmente gratuitas por meio do apoio de várias empresas da cidade. Os alunos, a partir de 14 anos, estiveram em sala de aula desde julho do ano passado.
O engenheiro aposentado Florêncio Castilhos da Silva, 68 anos, idealizador do projeto social, buscou parceiros para esta caminhada. Conforme ele, a reportagem do Jornal Ibiá, no ano passado, foi motivadora para empresas serem parceiras e concretizarem a ideia. “Conversamos com a Associação Comunitária do Bairro Municipal e conseguimos um espaço para as aulas acontecerem”, recorda Florêncio.
Aluno nas primeiras aulas e observador das atividades, Florêncio Filho, 16 anos, filho do professor, diz que o pai teve muita habilidade ao lidar com os estudantes. “Ele utilizava dinâmicas divertidas e conseguia ensinar de uma forma diferente”, afirma. Conforme o estudante, histórias antigas foram introduzidas nas explicações e em algumas ocasiões as aulas práticas aconteciam com exemplos a partir de fatos, como a necessidade de troca da lâmpada da sala de aula.
Os ensinamentos teóricos e práticos aconteceram em encontros semanais no contraturno escolar, possibilitando novos conhecimentos aos adolescentes. Além de Florêncio, a psicóloga Milena Bitencourt ofereceu apoio aos alunos e familiares. Uma nova turma está sendo planejada para este ano, a fim de dar continuação ao “Saber nunca é demais”.