A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) está em fase final de elaboração do projeto de arborização da cidade. A preocupação é com tipos de árvores plantadas em pontos da cidade, que acabam danificando as calçadas ou causando algum transtorno à rede elétrica. A vereadora Rose Almeida (PSB), numa reunião organizada para discutir sobre o tema, disse que é importante dar atenção especial, mencionando que foi trabalhado, em anos anteriores, o projeto “Arborizando Montenegro”. “Se andarmos pela cidade, é possível notar que cada vez temos menos árvores plantadas nas calçadas”, lamenta.
Rose ainda sugeriu que sejam adotadas espécies adequadas, e que haja estímulo do município, para que retorne o hábito de plantar árvores na frente das casas. “Além da beleza e sombra, a medida contribui para diminuir a temperatura no verão”, defende.
Segundo a assessora Joana Santos, que recentemente retornou à SMMA, há um projeto sendo finalizado que será entregue para o prefeito Carlos Eduardo Müller, no final do mês de setembro. Joana antecipa que estarão previstas as espécies adequadas, plantio e dicas.
Assim que o projeto estiver totalmente aprovado pelo prefeito, a ideia é incluí-lo no Plano Diretor. O vereador Juarez da Silva (PTB) firmou parceria com Rose no assunto. Ele também questionou se o projeto vai contemplar os bairros. Joana respondeu que irá abranger toda a cidade e equívocos, como a plantação de Ipê próxima de redes elétricas, não deverão mais acontecer.
Ao final, a assessora disse que todas as espécies de árvores da Praça Rui Barbosa serão identificadas, numa parceria entre a Secretaria e o Instituto de Educação São José. A veradora Rose pediu que, após analisado e aprovado pelo prefeito, o projeto seja apresentado a todos os parlamentares.