Projeto Hiphop Além dos Palcos agora é para todo o Brasil

MC Pedrão tem reconhecimento e fecha contrato com empresa

Após mais de 20 anos na luta para conseguir seu espaço na cena do Hip Hop, agora MC Pedrão, embaixador do Hiphop gaúcho, é contratado e poderá dar suas palestras do projeto autoral Hiphop Além dos Palcos para todo o Brasil. O principal objetivo do projeto é conseguir chegar aos jovens para falar sobre situações difíceis do cotidiano, como violência, racismo e drogas. O trabalho é de conscientização e desmistificação do gênero Hip Hop e do Rap. “Nós somos mais do que um som, somos uma cultura que salva almas”, define ele.

Nos encontros, chamados por ele de bate-papos motivacionais, MC Pedrão troca ideia com os presentes, realizando reflexões e dando espaço para fala e relatos dos jovens. Seu trabalho foi notado pela empresa PSA, de palestras motivacionais, através das redes sociais. Hoje, a PSA é líder no segmento oferecendo palestras de nomes consagrados como Manoel Soares, Dexter, MV Bill entre outros.

Nascido na periferia de São Leopoldo, Pedro José da Silva, o MC Pedrão, iniciou a sua trajetória no movimento do Hip Hop no início da década de 80. Inspirado na Black Music e em cantores nacionais como Thaíde e Racionais, MC Pedrão foi um dos precursores dos encontros de rap no Rio Grande do Sul. Por anos, o MC realizou palestras, rodas de conversas, entre outros eventos, de forma gratuita em Montenegro, seja em espaços públicos ou dentro das escolas e associações. Para ele, o sentimento após a contratação é imensurável. “Eu lutei muitos anos para conseguir isso. É super importante. O sentimento é gratidão mesmo, porque eu bati na tecla com o que eu acredito. Estou muito feliz de poder levar informação aos quatro cantos e de alguma forma ajudar a salvar pessoas. É uma emoção sem explicação”, assinala.

Pedrão diz que busca salvar almas através do projeto. Foto: divulgação

Em entrevista ao Ibiá no início de 2022, MC Pedrão chegou a destacar que seu foco era deixar de trabalhar apenas voluntariamente. “Quero gerar emprego renda. Trabalho voluntário eu fiz minha vida inteira, quase 40 anos”, disse ele na oportunidade. Agora, ele relembra que recebeu diversos nãos e portas fechadas, mas isso o motivou ainda mais em seu propósito. “Eu acredito que nunca é tarde, de repente antes não era para ser. Em Montenegro são 22 anos trabalhando com isso e recebendo muitos nãos, mas isso sempre serviu de combustível para mim. Hoje, graças a Deus, eu estou colhendo o melhor fruto de todos, que é esse reconhecimento”, afirma.

Para ele, estar em um time de palestrantes de todo o Brasil é uma emoção sem igual. “Eu sei do meu tamanho perto dos que estão lá. Eu sou um grão de areia, mas eu me espelho neles e o que eles fazem eu faço também, então não me minimizo. Eu nem tenho palavras para dizer o que isso significa. Esta matéria divulgando o contrato é a matéria da minha vida, sem dúvida, a mais importante”, ressalta. A expectativa do MC é grande. “Quero poder chegar a mais jovens, adolescentes e famílias com esse bate papo e mostrar que não podemos desistir e com fé e persistência chegamos lá. Quero salvar almas”, enfatiza MC Pedrão.

Últimas Notícias

Destaques