Projeto de videomonitoramento é apresentado para empresários

O objetivo é inaugurar a sala de monitoramento em junho, mas para isso o comando local da Brigada Militar busca apoio da comunidade empresarial

O projeto de videomonitoramento e cercamento eletrônico regional, encabeçado pelo 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Montenegro, está cada vez mais perto de se tornar realidade. Na última quarta-feira, 30, foram apresentadas aos membros da Associação Empresarial e Comercial (ACI) as propostas da iniciativa que visa contribuir com a segurança da população. Para sair do papel, os representantes da Brigada Militar (BM) buscam apoio para finalizar os últimos detalhes.

com a casa cheia, o público teve a chance de tirar dúvidas e discutir a possibilidade de apoio, na ACI

A data de inauguração da sala de monitoramento está marcada para 19 de junho, mas até lá um painel de controle precisa ser montado. Conforme o comandante da Guarda Municipal, Clovis Eduardo Pereira, toda a estrutura física do cercamento eletrônico já está pronta, faltando apenas concluir a montagem da sala de controle. “Nós estamos apresentando para a comunidade empresarial, lojistas e entidades a importância desse projeto piloto que contempla toda a sociedade, assim, o apoio do empresariado se torna fundamental”, disse Pereira. “O poder público doou os televisores e mão de obra. Porém, faltam mais alguns ajustes onde a iniciativa privada pode contribuir como uma forma de contrapartida”.

O tenente-coronel do 5º BPM, João Luís Machado, explica que o projeto terá parcerias com as polícias rodoviárias para o cercamento eletrônico de rodovias, entre elas a ERS-124 e a BR-386. Além de Montenegro, irão fazer parte do sistema de videomonitoramento regional as cidades de Triunfo, Maratá, Brochier, Pareci Novo, São José do Sul, São Pedro da Serra, Salvador do Sul e Barão. “Todos os envolvidos nesse projeto estão concentrando esforços com as entidades locais e da região para que possamos fortalecer esse planejamento, agilizar ainda mais e cumprir com os prazos estabelecidos. Durante esse processo, é importante que a população perceba a importância dessa iniciativa que visa fortalecer a estrutura de segurança público das regiões”, disse.

Até agora, Montenegro conta com sete câmeras espalhadas pelas principais ruas da cidade. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, com a implementação do projeto, outros equipamentos deverão ser adquiridos contribuindo com uma cobertura mais ampla de imagens. A cidade de Pareci Novo está dispondo de 10 câmeras, enquanto que Brochier, Maratá, Triunfo e Salvador do Sul já estão com o projeto. “Se tudo der certo, até o final do ano teremos seis municípios com espalhamento de imagem na central de Montenegro”, ressaltou, de forma entusiasmada, o comandante.

Últimas Notícias

Destaques