Cento e setenta professores de escolas públicas do Rio Grande do Sul estão na reta final do percurso formativo do programa Letramento em Programação, o LetProg. A iniciativa tem como objetivo desenvolver a educação integral por meio do pensamento computacional em estudantes do Ensino Fundamental, com práticas de programação de computadores. Montenegro está entre as 27 cidades gaúchas que recebem a capacitação em 2022.
O programa foi desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna e é patrocinado pelo Instituto Jama. A Atitus Educação é uma das instituições de ensino superior parceiras no Sul do Brasil, com o desenvolvimento de ações de pesquisa, ensino e extensão. A capacitação dos docentes da educação básica iniciou no mês de fevereiro e tem previsão de término no mês de novembro. Nos encontros presenciais e à distância, síncronos e assíncronos, os professores compartilham aprendizados e boas práticas sobre o uso de tecnologia nas escolas públicas.
Nas formações mensais, os educadores também desenvolvem atividades de introdução à programação de computadores em sala de aula, com carga horária mínima de 36 horas ao longo do ano. A ideia é vivenciar na prática a proposta pedagógica do programa. Na atividade, a meta é que os professores atuem como mediadores do processo de aprendizagem dos estudantes. Os alunos do quarto ao nono ano do Ensino Fundamental são convidados a explorar conceitos e práticas do pensamento computacional e da cultura digital, bem como explorar as tecnologias por meio de vivências lúdicas e orientadas ao desenvolvimento de projetos.
Os demais municípios envolvidos são Carazinho, Caseiros, Chiapetta, Coxilha, Erebango, Erechim, Ernestina, Getúlio Vargas, Lagoa Vermelha, Marau, Marcelino Ramos, Mato Catelhano, Nova Santa Rita, Passo Fundo, Porto Alegre, Saranduva, Santa Maria, Santa Rosa, Santô Antônio da Patrulha, São João da Urtiga, Sertão, Tapejara, Tio Hugo e Três de Maio. (IF)