Professores da rede municipal de ensino de Montenegro participaram de uma formação pedagógica sobre iniciação científica com o professor José Breno da Cruz. E evento, organizado pela EMEF Ana Beatriz Lemos com apoio da Secretaria Municipal de Educação, aconteceu no último dia 11, no Teatro Terezinha Petry Cardona.
Claudete de Oliveira, diretora da EMEF Ana Beatriz Lemos, conta que inicialmente a ideia era fazer a formação somente para o grupo de professores da instituição. Foi então que surgiu o interesse de outras escolas participarem, o que demandou a procura de um local maior. “Como mais escolas tiveram interesse, surgiu a idéia de se fazer no espaço Braskem, na Estação da Cultura. A partir daí entramos em contato com a secretária Ciglia, que conseguiu o espaço do Teatro Terezinha Petry Cardona para a nossa formação”, pontua.
Para o professor José Breno da Cruz, a Iniciação Científica é um processo e, por este motivo, precisa estar sempre em discussão. “As formações continuadas têm este propósito. Cada vez mais aprofundar as temáticas mais contemporâneas. A Iniciação Científica na educação básica é para criar modelos mentais, para aprender a aprender”, destaca.
Conforme o professor, a escola do século XXI não pode ser mais para depósito de conteúdos. “Precisamos do conhecimento articulado com habilidades, atitudes e valores. Só assim conseguiremos transpor os métodos passivos para as metodologias ativas. Foi isto que aconteceu em Montenegro. Estou muito feliz pelos retornos que obtive. É isto que faço em todo o Brasil”, conclui.
No total, seis escolas participaram da formação, em um grupo de mais de 100 professores da rede municipal de ensino. “Foi um momento de muita aprendizagem e riquíssimo, com certeza aprendi muito, e ainda tenho muito a aprender. Devemos valorizar os grandes profissionais que temos tão próximo. Só tenho que agradecer pela generosidade do professor Breno em compartilhar seu conhecimento conosco”, finaliza a diretora Claudete.
Confira algumas fotos do evento: