Procissão rende homenagens para Ogum e São Jorge no Centro

O povo de axé de Montenegro se reuniu na manhã de ontem para homenagear Ogum e São Jorge. Em uma procissão que contou com a participação de membros de mais de 15 casas de Umbanda e de outras religiões de matriz africana da cidade, pais e mães de santo e simpatizantes demonstraram a sua fé e exaltaram o santo guerreiro. A procissão teve início na esquina da rua Ramiro Barcelos com a Santos Dumont e seguiu até a Praça Rui Barbosa, onde ocorreu um momento de oração para Ogum.

O pai de santo Everson Carlos da Luz, o Everson Xangô, destacou que Ogum é o nome dado pelas religiões afro para São Jorge e que ele é o santo defensor das causas impossíveis e que traz proteção. Ao lado de Neusa Maria Bittencourt Santos, a mão Neusa Oxum, o pai Everson destacou que este é o segundo ano em que a procissão é realizada. “Queremos tornar este um evento tradicional em Montenegro”, destacou.

Entre as dezenas de pessoas que participaram da procissão, estava o jovem umbandista Luis Fernando Machado, 23 anos. Para ele, o desfile pela principal rua da cidade serviu para mostrar a todos a importância de se seguir uma linha, uma religião. “Além disso, Ogum é um santo forte, protetor, é coisa boa”, destacou. Luis Dornelles, o pai Luis, disse que participou da procissão para homenagear o santo e também para agradecer pelo dia a dia. “Ogum está sempre nos defendendo, dando luz e nos guiando”, afirmou.

Procissão passou pela Ramiro Barcelos e terminou com roda de orações na Praça Rui Barbosa, com a participação de dezenas de pessoas neste domingo

Últimas Notícias

Destaques