Pelo meio ambiente, São José vai apagar as luzes

Hora do Planeta. Instituição vai participar de blecaute voluntário previsto para ocorrer em todo mundo no dia 25

Nos dez anos da Hora do Planeta, um blecaute voluntário realizado pela ONG WWF mundo afora, a Escola São José realiza sua quarta edição do evento em Montenegro. “Convidamos a comunidade para refletir sobre as questões ambientais, como aquecimento global e escassez de água”, explica Magda Gisleni Machado, professora de Biologia, coordenadora da Hora do Planeta no educandário e ativista filiada à WWF.

No próximo dia 25, a escola, que em março comemora 111 anos de fundação, vai realizar um evento festivo no mesmo horário do movimento planetário: entre 20h30min e 21h30min. Haverá uma gincana em razão das festividades da escola e, nesta hora, os alunos vão ficar sem os celulares. A iluminação será com tochas de citronela, segundo a educadora. O Grêmio Estudantil também auxilia no evento. Em clima de luau, vai haver música com violão e voz e, ainda, deve ser montado um telescópio no pátio da instituição com um astrônomo amador convidado para ensinar sobre os astros. “Também convidamos a comunidade a apagar as luzes em casa nesse dia”, conta Magda Machado.

A WWF faz algumas classificações entre os participantes da campanha. Podem ser Cidades, Escolas e Instituições e por Empresas. Embora centenas de municípios brasileiros participem oficialmente da campanha, com o desligamento por uma hora da iluminação de monumentos, espaços públicos e prédios históricos, não consta no site oficial da WWF Brasil a adesão oficial de nenhuma prefeitura gaúcha. Porém, na listagem da ONG por escolas, figura entre as dezenas de entidades o Instituto São José, de Montenegro.

Por fim, entre as empresas brasileiras, a Tanac de Montenegro também deve participar neste ano. “Vamos desligar as lâmpadas não essenciais, que são aquelas que não comprometem a segurança da população e dos funcionários, além de fazer campanha de conscientização entre os colaboradores através de nossos canais internos, como mural e e-mail”, afirma Bárbara Borges, do setor de marketing da empresa.
Mais informações podem ser obtidas no site da Tanac na internet.

cidades da hora do planeta
Atibaia – SP; Groaíras – CE ; Holambra – SP; Jacareí – SP; Presidente Prudente – SP
Rio Quente – GO; Santo Anastácio – SP; Cotia – SP; Fortaleza – CE
Osasco – SP; Porto Ferreira – SP; Santo Anastácio – SP; São Francisco do Sul – SC
Vargem Grande do Sul – SP; Boraceia – SP; Extrema – MG
Manaus – AM; Mata de São João – BA; Ribeirão Pires – SP; Santos Dumont – MG
Fonte : http://www.wwf.org.br/participe/horadoplaneta/cidadesdahora/

Últimas Notícias

Destaques